Nesta nova série de vídeos, conheça mais sobre a consciência fonológica e como a pedagogia dos jogos digitais pode ser utilizada para estimular a aprendizagem de crianças durante a alfabetização. A consciência fonológica é a capacidade das crianças de reconhecer e manipular os sons das letras nas palavras.

Navegue pelas habilidades

Juntar sílabas
Separar sílabas
Adicionar sílabas
Rimas silábicas
Aliteração

Juntar sílabas

As equipes pedagógicas podem ver exemplos práticos para incluir jogos digitais de juntar sílabas no plano de aula, em atividades de alfabetização e letramento efetivas.

Separar sílabas

A seguir, veja como fazer brincadeiras de separar sílabas para estimular o aprendizado da leitura e da escrita das crianças. Professoras e professores podem utilizar os jogos pedagógicos de consciência fonológica para desenvolver atividades de alfabetização e letramento efetivas.

Adicionar sílabas

Confira este vídeo sobre como estimular a alfabetização das crianças com jogos de adicionar sílabas para formar novas palavras. Fortaleça o aprendizado e a consciência fonológica dos pequenos com brincadeiras bem divertidas!

Rimas silábicas

Neste vídeo, veja como escolas e famílias podem despertar a curiosidade das crianças com jogos de rimas, ótimas ferramentas para estimular o aprendizado e a consciência fonológica

Aliteração

Fortaleça a alfabetização e o letramento das crianças brincando de aliteração! As aliterações são como as rimas, mas aparecem no início das palavras. Essas brincadeiras estimulam o aprendizado, a consciência fonológica e as habilidades e competências da BNCC para cada faixa etária.

Leia mais

Autismo: o que é e como montar planos de aula que usem jogos pedagógicos como os do Escribo Play para estimular o aprendizado das crianças do espectro
Táticas fáceis para estimular a leitura guiada em aulas síncronas
Guia: como aproveitar o melhor das opções de acessibilidade do Escribo Play

Receba as notificações do Blog da Escribo tocando no sininho ao lado! Assim, você confere em primeira mão os próximos vídeos de consciência fonológica na prática. E para conhecer mais sobre a Escribo, mande um e-mail para [email protected], entre em contato pelo Fale Conosco ou envie uma mensagem para o WhatsApp da Escribo. Um abraço!