Você sabe de onde vem a voz que lê os textos dos jogos do Escribo Play? Acertou quem pensou no próprio celular ou tablet. O app usa os ajustes no menu Acessibilidade do aparelho. Confira a seguir como funciona a configuração das opções de acessibilidade do Escribo Play nos aparelhos de sistemas Android e iOS.

Atualizado em 29/04/2020.

Aparelhos Android

Para acessar, entre no menu “Configurações” e depois em “Acessibilidade”.

Configurar as opções de acessibilidade é fácil e instintivo.

Se você precisa regular o tom ou a velocidade da leitura, toque em “Conversão de texto em voz” e procure pelas barras de “Taxa de Fala” para escolher entre voz rápida ou devagar (número 1 na imagem abaixo) e “Frequência do som” para voz grave ou aguda (2).

Personalize a acessibilidade à sua maneira.

No botão “Reproduzir” (3), você ouve uma pequena demonstração de como será a fala da voz do sistema. E em “Idioma” (4), você pode mudar a língua falada por ela.

Nas configurações do “Mecanismo preferencial” (5), você ainda pode amplificar o volume da fala (6), controlar a entonação da voz para que seja pouco expressiva, neutra ou muito expressiva (7) e instalar dados de voz para diversos outros idiomas (8).

Vale ressaltar que as configurações padrão da conversão de texto em voz podem variar de acordo com o celular ou tablet. Elas podem incluir os mecanismos mais tradicionais, como o do Google e o do fabricante do aparelho, e de terceiros – caso você tenha instalado pela Google Play Store.

iOS: iPhones e iPads

A partir da versão 1.1.5 do Escribo Play, a velocidade da leitura da tela passou a ser fixada para garantir uma melhor usabilidade e que as crianças entendam o que é falado com mais fluidez. Para versões anteriores, a principal ferramenta de acessibilidade do iOS é o VoiceOver. Esse é um recurso que transforma em áudio detalhes de texto na tela dos aparelhos. Ele é essencial para configurar as opções de acessibilidade do Escribo Play. Para acessá-lo, no menu principal toque em “Ajustes”, depois “Geral”, “Acessibilidade” e procure pelo VoiceOver.

A maioria das opções de acessibilidade são alteradas pelo VoiceOver. Muito prático!

Toque na chave de ativação acima, à direita, para iniciar o “VoiceOver” (9).

Em “Fala” (10), toque em “Adicionar Novo Idioma” e, depois de escolher o idioma que deseja, você será redirecionado(a) para a tela Fala. Em “Voz”, escolha a que deseja usar.

Ainda em fala, determine os padrões de fala tocando em Padrão ou Qualidade Aprimorada. O download dessa voz será iniciado caso escolha Qualidade Aprimorada, não tiver feito o download e o dispositivo esteja conectado a uma rede Wi-Fi.

Também é possível aumentar ou reduzir a velocidade de fala movendo o controle deslizante da voz (11).

Leia mais

Veja as tarefas de casa passadas pelo Escribo Play com o menu “Atividades”
Guia: aproveite o máximo do menu Desempenho no Escribo Play

Modo para pessoas com deficiência

Em algum jogos do Escribo Play, você pode jogar com o auxílio da leitura para deficientes visuais ou de uma intérprete em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

Toque nos três pontinhos (…) para entrar no menu e selecionar a modalidade desejada.

Para ativar essas configurações, toque no menu no canto superior direito da tela de seleção de jogos (12) e, em Acessibilidade, escolha a modalidade.

Estudantes surdos(as) podem acompanhar o jogo com intérpretes em Libras.

Na opção para deficientes visuais, o sistema faz a leitura de toda a tela, explicando o jogo e dando contexto à criança. Para quem selecionar Libras, intérpretes orientam as crianças a cada novo nível sobre como brincar com os joguinhos. Esse conteúdo adicional é aberto automaticamente pelo YouTube do celular ou tablet.

Essa é só uma das vantagens de brincar com o Escribo Play. Quer saber mais sobre os nossos jogos educativos? Entre em contato conosco no nosso WhatsApp neste link. Aproveite e assine agora as notificações do blog da Escribo no sininho ao lado e ficar por dentro de novidades sobre tecnologia e educação com nosso conteúdo em primeira mão. Até mais!