As crianças podem exercitar o que aprendem na escola com as tarefas de casa no menu “Atividades” do Escribo Play! O visual é um pouco diferente para as professoras e para as famílias, por isso, fizemos um passo a passo de como cada público pode aproveitar o que a ferramenta pode oferecer!

Famílias

Na tela de seleção de jogos (1), toque em “Atividades” no canto superior direito da tela.

Na próxima tela, mostramos o prazo para entrega, os acertos e as finalizações dos jogos (2). Além disso, também indicamos se a criança fez atividade no prazo (cor verde), com atraso (amarelo) ou se ainda não fez a atividade (vermelho). Toque no nome do jogo desejado para abri-lo e iniciar a partida. Na parte superior da tela, mães e pais com mais de um(a) filho(a) podem alternar entre as tarefas de cada criança (3).

Leia mais

Guia: aproveite o máximo do menu Desempenho no Escribo Play
Guia: como aproveitar o melhor das opções de acessibilidade do Escribo Play
Guia: como ativar as notificações do Escribo Play

Professoras(es)

Envio de jogos para turmas inteiras

Para agendar as atividades, a professora precisa tocar no botão jogar sem coletar dados, como indica a imagem acima.

Depois, na tela de seleção de jogos, toque e segure no jogo selecionado e, quando a janela acima surgir, escolha o prazo de entrega e as turmas que vão fazer a atividade – para isso, toque no nome da turma e você consegue fazer essas alterações.

O acesso das professoras ao menu Atividades também fica no botão no canto superior direito da tela de escolha de jogos.

Nele, as professoras veem os jogos passados para casa, a data de agendamento e de entrega das atividades. A partir daqui, a professora pode seguir dois caminhos: ou tocar no nome do jogo para acompanhar o andamento das crianças ou selecionar o menu Quadro de Atividades, no canto direito da tela, como na imagem acima.

Tocando no nome do jogo, a professora pode ver o status da atividade para cada criança (tarefa feita, não feita ou com atraso), o número de acertos líquidos (acertos menos erros) e finalizações (jogadas até o final).

Além de listar o andamento das atividades, o Quadro de Atividade mostra também o percentual de realização de atividades para a turma. É bastante útil para que a escola acompanhe as crianças e turmas com melhor aproveitamento e as que precisam de mais estímulos diretos.

Envio de jogos para grupos de alunos

Na tela de seleção de jogos, toque e segure no jogo selecionado e aguarde até a janelinha acima aparecer. Em seguida, toque em Alterar para Agendamento por Grupo de Alunos para seguir à próxima tela. 

Selecione a turma que deverá receber o jogo como atividade para casa. Depois, toque nos quadrados ao lado dos nomes das crianças escolhidas, na coluna Selecionar. Com essa funcionalidade, as professoras podem personalizar ainda mais o uso dos jogos pedagógicos de acordo com as necessidades de cada criança ou grupos de crianças em uma mesma turma.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco no nosso suporte via WhatsApp neste link, estamos à disposição. E não deixe de assinar as notificações do blog da Escribo no sininho ao lado e receber nosso conteúdo em primeira mão. Um abraço!

Atualizada em 01/07/2021.