Olá professora, tudo bem? Criamos uma lista com algumas sugestões de como proceder, caso deseje organizar atividades à distância com as crianças, para que elas se divirtam e aprendam sem sair de casa. Aproveitem bastante com os pequenos!

Organização do contexto e ambiente

1. Identifique em sua casa alguns recursos que podem ajudar na construção de um cenário agradável e atrativo para as crianças. Bons exemplos são almofadas ou pufes, algum tecido colorido que possa funcionar como pano de fundo, brinquedos, literatura infantil, dentre outros.

2. Utilize sempre roupas claras, pois elas dão a você maior destaque e visibilidade na visão das crianças.

3. O espaço deve ser bem iluminado, de preferência com luz natural.

4. Se você possuir quintal, varanda, plantas, espaço ao ar livre em sua residência, utilize-o enquanto cenário.

5. Localize-se no centro do cenário e encontre uma posição confortável para você.

6. Coloque o celular em uma posição adequada, cujo foco esteja centrado em você.

Contato com a família

7. Inicialmente, é preciso planejar todo o processo para posterior contato com as famílias, ajudando-as a compreenderem a proposta que a escola vai experimentar, bem como a se prepararem para os momentos de aprendizagens que irão ocorrer.

  • Quais os dias da semana e horários dos encontros? A duração de cada encontro?
  • Quais os recursos / materiais necessários para serem utilizados pelas crianças nos encontros? É importante fazer uso de materiais que a escola tenha solicitado e que estejam com as crianças em casa, pois é preciso ficar em casa.
  • Qual o tipo de lanche indicado para cada encontro em função do 4º momento sugerido no item 10 – lanche coletivo?

Leia mais

Tarefas de casa no Escribo Play: conheça o menu Atividades!

Trabalho com as crianças

8. No primeiro encontro com as crianças, talvez seja interessante ouvi-los um pouco a respeito desse momento, o que pensam, o que estão fazendo…semelhante a uma roda de conversa.

9. Também no primeiro encontro é importante preparar uma atividade de retomada sobre o(s) conteúdo(s) que vinha trabalhando com as crianças.

10. Sugestão de uma rotina diária com as crianças:

1º momentoFaça o seu bom dia ou boa tarde com as crianças.
2º momentoContação de história ou leitura infantil
Conte uma história, interpretando, usando fantoches ou leia uma história infantil (essa história poderá sempre fazer a retomada da aula anterior e o link com a aula do dia).
Roda de conversa sobre a história (contada ou lida).
3º momentoRealize uma atividade de conteúdo de forma lúdica com foco em um dos campos de experiência (a cada encontro você poderá se basear em um dos campos de experiência).
Essa atividade pode envolver desenho, pintura, massa de modelar, material didático adotado, dentre outros recursos disponíveis em casa pelas crianças, conforme indicado no item 7.2.
4º momentoFaça o lanche coletivo com as crianças, cada uma em sua casa, mas todas lanchando juntas.
De preferência combine qual o tipo de lanche para cada dia da semana, de forma que as crianças (famílias) se preparem e o momento do lanche também se torne conteúdo de aprendizagem.
5º momentoJogue um jogo Escribo Play relacionado ao conteúdo trabalhado.
6º momentoEncerre sempre com alguma musiquinha para deixar as crianças em clima de alegria a cada dia de aula.

Esperamos que vocês se divirtam e aprendam bastante! Se você tiver dúvidas, mande um e-mail para [email protected], ligue no (81) 3224-4386, mande uma mensagem no nosso Fale Conosco ou por WhatsApp. Assine as notificações do blog Ciência do Aprendizado e receba conteúdos relevantes assim que lançarmos. Até mais!