Você deseja realizar a implantação de um projeto educacional, mas não sabe bem como seu corpo docente irá reagir?

Bom, uma das maiores dificuldades para implantação de projetos educacionais tecnológicos é convencer de fato os professores quanto aos seu beneficios. Embora a tecnologia garanta (a curto e longo prazo) otimizações as aulas e um melhor aprendizado por parte dos alunos, é bastante comum encontrarmos professores resistentes a esse tipo de projeto específico.

Isso acontece tanto pelas experiências negativas acumuladas ao longo dos anos com projetos similares que não deram certo, quanto pela tendência equivocada de encarar as tecnologias como concorrentes ao papel do professor de disseminador do conhecimento.

Problemas como recursos tecnológicos que não suportam os objetivos pedagógicos requeridos, alunos com maior domínio nas ferramentas empregadas do que os professores e complicações não previstas demandando maior tempo de empenho do corpo docente; são exemplos (rotineiros para projetos mal implementados) que acabaram se tornando sinônimo para qualquer projeto educacional. O que com certeza não é verdade.

Para combater essas impressões, diretores e gestores educacionais devem estar atentos a alguns fatores específicos, tanto no momento de escolha do material a ser empregado, quanto durante sua implementação.

O professor deve entender, primeiramente, que será um facilitador do conteúdo, gerenciando todo processo de aprendizado em classe de aula.

Além disso, o emprego de novas tecnologias deve ser encarado não como um problema, ou algo que irá complicar o dia-a-dia e gerar retrocessos, mas como um potencializador produtivo, capaz de dinamizar conteúdos e promover experiências. Sua implantação, portanto, deve ser cuidadosa.

Mas como minimizar então, essa visão negativa tão disseminada entre o corpo docente? Como engajar professores em projetos educacionais?

A lista a seguir elenca três principais dicas para você gestor e diretor educacional seguir durante a implementação de qualquer projeto, garantindo um maior estímulo a aceitação dessas tecnologias e o sucesso do projeto.

Escolha do projeto: Demonstre Empatia

community-150124_1280

Entender as necessidades do seu corpo docente e buscar tecnologias que equilibrem e sustentem as diversas realidades do ambiente escolar vivido por eles. Esse é com certeza o ponto de partida para qualquer engajamento.

Você precisa estar atento as principais dificuldades, a propostas de sugestão oferecidas e deixar os professores sentirem que podem opinar durante o processo de identificação das plataformas e/ou tecnologias.

Tão logo eles se sintam integrados ao processo, as primeiras barreiras de resistência ficarão mais frágeis, e eles estarão mais abertos a utilização desses recursos. Além disso, contemple a escolha de um material de digital alinhado às propostas pedagógicas da escola e que envolva possibilidades de interesse ao professor.

Capacitação e Treinamento

woman-801872_1280

Tão importante quanto demonstrar empatia e escolher bem o material digital é a realização de capacitação e treinamentos, fundamentais para aumentar o comprometimento dos professores nos projetos.

Sem eles, as chances de sucesso de qualquer implementação se tornam bastante complicadas, já que os professores não estarão preparados para seu uso pleno e, portanto, não aproveitarão todos os recursos disponíveis.

Além disso, a falta de capacitação adequada pode proporcionar insegurança e receio durante a realização das atividades, desmotivando, por consequência, os docentes. Quem, afinal, deseja trabalhar com um recurso de certa forma desconhecido?

Suporte Disponível

blogging-336376_1280

Outro ponto importante para a garantia de engajamento entre os professores é a possibilidade de suporte adequado no caso do surgimento de qualquer dificuldade ou dúvida, mesmo após o período de capacitação e treinamento.

Uma vez que os professores contem com apoio disponível, e consigam sanar dúvidas rapidamente, poderão adquirir mais rápido familiaridade com as ferramentas e estarão dispostos a utiliza-las com frequência cada vez maior.

Como gestor educacional, dessa forma, você deve garantir a escolha de empresas que forneçam não apenas o material digital de qualidade, mas também a contínua assistência.

Essas foram as dicas de hoje para um maior engajamento pedagógico!
Você tem alguma experiência que gostaria de compartilhar no âmbito?
Não deixe de comentar abaixo!