O cotidiano de um professor exige métodos regrados de organização – caso contrário, as atribulações e demandas podem sair do controle.

Todo professor precisa lidar com tarefas como designar avaliações, atividades, conhecer a personalidade dos alunos, colegas e pais, e para não se perder numa rotina com tantos compromissos e ideias, é importante estar equipado com tudo que possa lhe ajudar nas missões do dia a dia em prol da organização.

Isso envolve recursos educacionais e aplicativos que facilitem as tarefas poupando tempo e energia. Esqueça a lenda urbana de que o celular atrapalha a organização e use-o a seu favor!

Existe uma gama de recursos tecnológicos acessíveis para lidar com problemas na sala de aula – a transformação que a tecnologia proporcionou à educação vêm contribuindo até nessas situações.

Assim, se você tiver as ferramentas adequadas, pode desenrolar os nós do dia a dia antecipadamente, resolvendo metade dos problemas sem dor de cabeça. Conheça algumas:

4 desafios encarados por professores e as melhores ferramentas tecnológicas para lidar com eles

 

1. Administrar o tempo

Apps-Google-Keep-icon

Google Keep

O Google Keep serve para criar anotações de forma dinâmica, possibilitando adicionar fotos, gravações de áudio e outros elementos nelas. Ele sincroniza as notas entre dispositivos logados com a mesma conta do Google, permitindo acessá-las também no computador.
O sistema de organização baseado em cores torna a organização ainda mais fácil, pois cada cor é relacionada a um tema. Outra opção interessante do Google Keep é a ferramente de checklists, onde tarefas podem ser enumeradas em listas.

Evernote

Evernote

É similar ao Google Keep. Além da possibilidade de criar listas e agregar áudios e imagens às notas, possui um sistema de tags onde você pode etiquetar sobre que assunto está escrevendo.

2. Encontrar conteúdos para as aulas

google-scholar

Google Acadêmico

Mais um recurso da rede Google, estra ferramenta oferece uma vasta gama de artigos, teses, resumos e disciplinas de forma simples e gratuita. O Google Acadêmico possibilita encontrar, também, publicações de editoras e organizações. Confira este tutorial do TechTudo para descobrir como usá-lo da melhor maneira.

Facebook

Grupos do Facebook

Existe uma rede nos grupos do Facebook onde professores se conectam para trocar experiências, projetos e conteúdos de aulas entre si. Um deles é o Dedeana Coordenadores Pedagógicos, onde mais de 8.000 educadores expõe suas ideias e até mesmo blogs com ideias de conteúdo para a sala de aula.

3. Conhecer melhor os alunos

pinterest

Pinterest

O Pinterest funciona como um mural, onde é possível criar painéis visuais com os nossos principais interesses através de imagens. Os alunos podem colocar pins naquilo que os defina e interesse.

Apps-Google-Drive-Forms-icon

Google Forms

Através do Google Forms, você pode realizar uma pesquisa com os alunos virtualmente, buscando entender seus interesses e personalidades.

4. Facilitar a comunicação com os pais

wasap

Grupos no WhatsApp

Muitos pais já têm grupos com pais de outros alunos para socializarem as experiências dos filhos na escola, falarem sobre trabalhos, eventos e programar caronas. Por que não agregar professores à essa rede? Um grupo com professores e coordenadores no WhatsApp pode aproximar os pais da realidade escolar que os educadores já convivem diariamente, ao passo que aproximará estes educadores da realidade do aluno em casa. Além disso, tornará mais fácil a comunicação na hora de tirar alguma dúvida sobre o que foi passado na agenda, sobre o material que deve ser levado, sobre a hora dos eventos.

Email_Chat

Email

Recomende, por email, sites onde os alunos possam pesquisar sobre conteúdos, acessar bancos de questões, tirar dúvidas e aprender mais. Deixe-os à vontade para tirar dúvidas virtualmente ou marcar conversas.

Usa alguma ferramenta além dessas? Não deixe de compartilhar nos comentários!