A professora Adriana Gandin trabalha em disciplinas de pós-graduação focadas em alunos que, em sua grande maioria, são professores que buscam uma experiência positiva com a tecnologia educacional para que possam coordenar projetos com recursos tecnológicos em seu dia a dia dentro da sala de aula.

Durante sua docência nas disciplinas “Planejamento e Avaliação Institucional e da Aprendizagem” e “Tecnologias da informação e da comunicação em educação”, Adriana percebeu que formar professores para a inserção de tecnologias digitais na sala de aula é um desafio para a educação no país – e uma necessidade.

Segundo ela, a maioria dos seus alunos-professores não se sentia a vontade com o mundo tecnológico que se apresenta. Porém, a docente sempre acreditou que é possível aproximar professores da tecnologia, pois não é só de discursos e leituras que vem o aprendizado.

1) Autoconfiança para lidar com a nova geração

Adriana percebeu que após pagarem suas disciplinas voltadas para tecnologia na educação, os alunos-professores desenvolveram um aposta mais segura e se sentiram animados e aptos a fazer suas próprias buscas de novas ferramentas tecnológicas, de forma que não pararam de se aperfeiçoar.

Dessa forma, eles se sentem mais encorajados a sustentar projetos, utilizar apps e sites em suas aulas, o que lhes aproximou dos seus alunos, já que os jovens de hoje são nativos digitais.

2) Democratização do aprendizado

Tornar a educação algo acessível para todos é uma gratificação enorme para os professores e, com a especialização em tecnologia, alguns alunos de Adriana vivenciaram essa realidade.

Uma de suas alunas afirmou que a tecnologia está propiciando aos educandos uma interação, uma troca de informações e gerando uma cooperação no momento em que se compartilha o conhecimento, até mesmo o conhecimento social e interacional.

3) Autonomia e novos horizontes na sala de aula

Com o conhecimento adequado das ferramentas de tecnologia educacional, o professor pode ter mais autonomia para inovar em suas aulas, sem depender somente de livros, criando novas possibilidades de aprendizado multimídia.

As oficinas e projetos da pós-graduação facilitam a promoção de atividades práticas e de novas vivências através de ferramentas da web, como sites e aplicativos. Tudo isso empodera o profissional e os faz reconhecer os recursos tecnológicos como aliados próprios e não inimigos de seu trabalho como docente.

4) Múltiplas ferramentas pedagógicas

Uma vez que o professor domina recursos e novas possibilidades de interação digital, sua aula fica ainda mais rica, indo além do quadro branco e apresentações de slides.  Pode parecer difícil, e a realidade é que muitos professores ainda não utilizam ferramentas tecnológicas por falta de conhecimento, mas depois que aprendem não deixam de usar.

A dica é dar-se uma chance de nunca parar de aprender e descobrir novas formar de compartilhar o conhecimento e vivenciá-lo na sala de aula.

5)  Construção coletiva e compartilhamento

A utilização de ferramentas tecnológicas com atividades práticas ajudam a capacitar mais facilmente os professores em formação. A vivências melhora, possibilitando comunicar, estudar, armazenar, compartilhar e agilizar o seu trabalho no dia a dia, indo além de apenas passar conteúdos. Essa comunicação integrada é uma facilitadora do conhecimento, que quando compartilhado facilita a vida de quem ensina e de quem aprende.

“Já é fato que o método tradicional está com os dias contados. É um processo sem volta. Educação e tecnologia estão cada vez mais unidas em prol do conhecimento e é fundamental que o educador também esteja sempre atualizado, não só em relação à tecnologia. No mundo globalizado, o conhecimento tem de ser multidisciplinar”. –Marise Bocchi

O que você acha de se especializar em tecnologia educacional?

Nós, da Escribo, estamos preparando uma iniciativa focada no uso de tecnologias educacionais na sala de aula. Você gostaria de fazer parte desse processo?

Adoraríamos ouvir de você, com comentários e sugestões de ementa! Para participar, basta deixar suas informações nesse formulário rápido e entraremos em contato com você em breve.

Até mais!