Desde março de 2020, muita coisa mudou para as famílias, crianças, escolas e profissionais da educação. A Escribo também se transformou, reformulando práticas, ouvindo as pessoas e inovando ainda mais para atender às necessidades dos nossos parceiros e parceiras. Por isso, fizemos uma linha do tempo com as principais atividades que tivemos antes, durante e com foco no pós-pandemia do novo coronavírus. 

Na primeira quinzena de março de 2020, tivemos uma importante descoberta: o uso de jogos digitais de consciência fonológica, na educação infantil, pode aumentar a aprendizagem de leitura das crianças em 68% e de escrita em 48%. Essa evidência foi encontrada em um estudo com 749 crianças e 62 professores(as) de 17 escolas brasileiras.

Foi o maior experimento randomizado controlado já feito em escolas da educação infantil do Brasil. Ele foi publicado em um artigo feito junto com pesquisadores da Johns Hopkins University no Educational Researcher (em inglês), o periódico mais lido por pesquisadores educacionais dos EUA.

Na segunda quinzena de março de 2020 e em todo o mês de abril, a Escribo intensificou o projeto para apoiar os estudantes ainda mais no início da pandemia, com o envio de três jogos por semana. Durante esse período, oferecemos uma formação baseada em evidências científicas que foi capaz de fortalecer o conhecimento tecnológico das professoras e aumentou a autoconfiança delas para trabalhar online em 62%.

Após a retomada das atividades das escolas (na modalidade online), continuamos trabalhando em conjunto pelo aprendizado das crianças, apoiando-as no envio dos jogos. Para estimular o uso dos jogos em casa na pandemia, quando muitas famílias estavam trabalhando e não tinham tempo para orientar seus filhos, fizemos vários investimentos: 

  1. Mais de 200 jogos novos foram criados para o ensino fundamental.
  2. Contratamos uma atriz e fizemos a narração de 200 jogos da educação infantil. 
  3. Pesquisamos, fizemos a curadoria e inserimos vídeos educativos em 40 jogos críticos das áreas de linguagem e matemática.
  4. Construímos 160 jogos bilíngues.

Ainda em 2020, visando a fortalecer os planejamentos das professoras para 2021, oferecemos de novembro a dezembro o curso Reading Science, com a participação dos maiores pesquisadores educacionais do mundo (Harvard, Stanford, Johns Hopkins, etc.). As professoras que fizeram este curso avançaram 2,3x mais no seu conhecimento sobre como as crianças aprendem a ler e escrever do que a média das outras formações de professores.

Em janeiro de 2021 promovemos o curso Blended Learning, trazendo as práticas mais eficazes de ensino híbrido. Através dele as professoras puderam estruturar melhor suas estratégias e atividades para 2021. No mês seguinte, em fevereiro de 2021, promovemos o curso Consciência Fonológica na Prática, destinado a aperfeiçoar as técnicas de ensino que garantem uma alfabetização mais lúdica e efetiva, que começa na educação infantil.

Em abril de 2021, tivemos o curso gratuito Matemática Baseada em Evidências. Durante cinco dias, abordamos as melhores práticas do ensino de matemática segundo a neurociência, e vimos como criar planos de aula para engajar e ensinar as crianças a resolverem problemas matemáticos de forma fácil e intuitiva.

E finalmente, no mês de maio de 2021 iniciamos o curso Gestão do Aprendizado Baseada em Evidências. Uma vez por semana, durante 5 semanas, conversamos sobre como estimular o engajamento das famílias; acompanhar e fortalecer o aprendizado; personalizar o ensino desde a educação infantil; fortalecer os relatórios e devolutivas e planejar aulas e conteúdos para os próximos meses.

Ao fim do primeiro semestre deste ano, atualizamos a funcionalidade de envio jogos como atividades pelo Escribo Play com o agendamento por grupo de alunos. Dessa forma, as professoras podem personalizar ainda mais o uso dos jogos pedagógicos de acordo com as necessidades de cada criança ou grupos de crianças em uma mesma turma.

Outra função liberada é que a professora agora pode ter acesso ao relatório individual de cada aluno através do menu Desempenho do Escribo Play. Também fizemos melhorias no desempenho e no tempo de sincronização dos dados, aumentando a velocidade de carregamento. 

Contem conosco para trabalharmos juntos em prol do desenvolvimento das crianças. E não deixe de tocar no sininho ao lado para receber as principais novidades do Blog da Escribo. Para saber mais sobre a Escribo, mande um e-mail para [email protected] ou envie uma mensagem para o nosso WhatsApp. Grande abraço!