Muitas escolas, professores(as) e gestores(as) entram em contato com a Escribo porque têm dúvidas sobre como o aprendizado pode ser adaptado ou facilitado por plataformas digitais. Por isso, criamos uma série de vídeos com abordagens práticas sobre educação online, ensino híbrido e as melhores estratégias para esse período de pandemia e distanciamento social. As dicas se encaixam tanto em aulas online para educação infantil como para o ensino fundamental. Vamos conferir?

Cada vez mais, as escolas precisam adotar rotinas que incluam a tecnologia e personalizar a aprendizagem das crianças. Neste primeiro vídeo, você aprende como o ensino híbrido pode integrar os ambientes presencial e online e, assim, permite que as crianças em alfabetização se desenvolvam ainda mais.

Um dos grandes diferenciais da educação online é que podemos personalizar o aprendizado das crianças. Dessa maneira, aproveitamos o melhor dos momentos assíncronos (a qualquer hora) e síncronos (ao vivo). As atividades online podem atender às necessidades de cada faixa etária – desde a pré-escola, passando pela educação infantil e pelos anos iniciais do ensino fundamental até o ensino médio. O mesmo vale para treinamentos e cursos online. Conheça as melhores práticas de uma escola online e seja um educador nota 10!

Convidamos a professora Maíra B. Namura, que tem mais de 10 anos de experiência, para relatar como foi para a escola em que trabalha e para as crianças mudar das aulas presenciais para as plataformas digitais.

A professora Maíra B. Namura também nos deu dicas de como podemos aproveitar todo o potencial das aulas síncronas – aquelas que acontecem com alunos e professores conectados ao mesmo tempo, em uma plataforma digital.

Nas aulas assíncronas, os(as) estudantes podem estudar e acessar conteúdos de forma personalizada, nos horários que mais se encaixem no dia a dia deles(as). Veja como esse formato pode ser aproveitado para fortalecer o aprendizado das crianças.

Assim como nas aulas presenciais, o aprendizado das crianças depende de que a equipe pedagógica mantenha o diálogo aberto com as famílias, para que entendam como os pequenos andam e como podem contribuir para o crescimento deles.

Leia mais

Educação online já é uma realidade
3 dicas para cativar as crianças durante as aulas online
Assista às sessões síncronas da primeira turma do curso de aprendizado online
Entenda as diferenças entre o aprendizado online e o ensino remoto de emergência
10 dicas para professoras que desejam fazer atividades à distância com alunos

Para mais dicas como essas, toque no sininho ao lado para assinar as notificações! Além do YouTube, também estamos no Instagram, Facebook e temos um podcast no Spotify com novidades, escute nosso mais novo episódio! E caso tenham dúvidas, podem enviar um e-mail para [email protected], entrar em contato pelo Fale Conosco ou enviar uma mensagem para o WhatsApp institucional da Escribo, no (81) 98102-4774. Bons estudos!