fbpx

Com o cenário de pandemia, a rotina escolar das crianças foi adaptada para um novo momento. Por esse motivo, a Escribo vai compartilhar algumas perspectivas para os próximos passos da educação e o papel da tecnologia durante e no cenário de pós-pandemia.

O pesquisador educacional Dr. Americo Amorim apresentou exemplos de onde a educação online já dá muito certo. Veja no vídeo a seguir.

Um dos vários benefícios da educação online é que, mesmo com o distanciamento social, podemos continuar ensinando às crianças. Neste vídeo, abordamos a importância de seguir com esse estímulo ao aprendizado delas.

Na educação facilitada pelas plataformas digitais, expor as crianças a muitas horas de conteúdo pode trazer prejuízos ao aprendizado e à saúde delas. As evidências científicas já descrevem o tempo de atenção das crianças e as melhores formas de aproveitá-lo.

A educação online bem feita é planejada e aproveita o potencial tanto dos momentos presenciais quanto online. É importante diferenciar essa modalidade do ensino remoto de emergência, que surge quando há a necessidade das escolas e professores(as) trazerem respostas improvisadas, soluções rápidas e em circunstâncias pouco favoráveis, como por exemplo as estratégias adotadas durante a pandemia do Covid-19.

Um dos aspectos afetados pela pandemia foi o desenvolvimento da oralidade das crianças. As professoras precisam prestar muita atenção ao vocabulário e à consciência fonológica dos pequenos. A desigualdade de aprendizagem está sendo aprofundada durante a pandemia e pode comprometer a alfabetização.

Com a volta às aulas presenciais, as escolas precisarão trabalhar com grupos pequenos de crianças com necessidades de aprendizado semelhantes. Veja por que a personalização do ensino será tão necessária neste momento.

Uma adaptação para as escolas, com a volta das crianças às salas de aula, será a presença de uma educação híbrida. Neste formato, as aulas serão parte presenciais e parte online, aproveitando o potencial das duas modalidades.

As evidências científicas, junto às experiências recentes nas escolas, comprovam que a tecnologia será cada vez mais necessária para a educação. Descubra os possíveis caminhos da tecnologia na educação no cenário de pós-pandemia.

Caso tenham dúvidas, podem enviar um e-mail para escolas@escribo.com, entrar em contato pelo Fale Conosco ou enviar uma mensagem para o WhatsApp institucional da Escribo, no (81) 98102-4774. Bons estudos!