Crises econômicas são momentos delicados em todos os setores, a recessão da economia provoca um estado de alerta imediato nas instituições.
Nas escolas o clima não é diferente. Diretores e gestores precisam lidar com expectativas de pais e alunos para um ano letivo que sairá inevitavelmente mais caro. Controlar o valor da mensalidade e da lista de materiais nunca foi tão importante.
Com o corte de custos como principal desafio, gestores se vêem em uma saia justa: precisam manter a qualidade de ensino, continuar na busca contínua pela modernização da escola e ao mesmo tempo garantir matrículas e rematriculas para o ano que está por vir.
Focar apenas na redução dos custos está longe de ser a melhor ( e única) maneira de sobreviver à crise, porém. É preciso oferecer mais, garantir valor para reter e atrair cada vez mais a pais e alunos.
A questão chave está em propiciar diferenciais significativos. Promover iniciativas didáticas que sejam muito valorizadas por pais e alunos e compensem o investimento. O que isso quer dizer?
Inovação.
Quando a maior preocupação são os valores, é fundamental que qualquer investimento garanta a modernização da escola e otimize o plano pedagógico adotado. O primeiro passo é identificar uma oportunidade e a partir dela buscar e gerar soluções.
O ensino de música, por exemplo, com a lei nº 11.769 implementada em 2008 se tornou obrigatório no ensino fundamental . A decisão não veio por acaso: pesquisas diversas já apontaram os benefícios promovidos pela música no ambiente escolar.
Como mencionamos em diversos posts da Escribo, ela gera impacto direto no desempenho dos alunos em diversas matérias da grade curricular, ensina de maneira lúdica e divertida e ainda promove a integração e cooperação dos alunos.
Tais benefícios citados tanto nesse post do blog quanto nesse, estão associados ao desenvolvimento da criatividade dos alunos, o que interfere diretamente na melhoria da autoestima e até mesmo no raciocínio lógico.
Apesar de tantos efeitos positivos, as escolas têm dificuldade de realizar a implementação desse ensino, falta material didático de qualidade oferecido pelo mercado, suporte, e profissionais especializados para o ensino.
Como observado desde 2008 para cá, essa é uma oportunidade que tem sido mal aproveitada, já que a iniciativa refletiria diretamente na integração e aperfeiçoamento do desempenho dos alunos, bem como na otimização do ensino como um todo.
Tais benefícios poderiam facilmente servir de indicadores de qualidade e ser determinantes no grau de credibilidade percebido dentro da região em que o colégio atua, atraindo cada vez mais pais e alunos.
É claro que integrar a matéria na grade curricular com uma base pedagógica mal formulada dificilmente conseguiria gerar todos os impactos positivos mencionados.
É preciso um projeto pedagógico e inovador e bem estruturado, que fuja dos padrões encontrados no mercado e transmita segurança e credibilidade para os pais. Para isso nem sem sempre é preciso gastos extremados. Diferenciação nem sempre é sinônimo de altos custos.
Nosso projeto pedagógico de musicalização o Turma do Som, por exemplo, tem um dos preços mais acessíveis no mercado e é integrado por um conjunto de soluções a alunos e professores, com:
- Desenhos animados e materiais interativos;
- Jogos educativos, com forte base pedagógica;
- Aplicativos que permitem que as crianças exercitem sua criatividade enquanto usam computadores e tablets.
- Manual do professor com planos de aula estruturados e adaptáveis
O projeto foi desenvolvido em parceria com a Cecilia Cavalieri, uma das mais renomadas autoras de livros didáticos de música no Brasil e Doutora em educação musical pela Universidade de Londres.
Caso sua escola já tenha professor de música, o material irá estruturar as aulas, permitindo que o gestor e os pais acompanhem o progresso. Caso não possua professor dedicado de música, a capacitação oferecida na aquisição pode preparar qualquer professor da equipe para lecionar a disciplina.
O projeto se destaca principalmente porque combina elementos que rapidamente chamam atenção dos alunos (como os desenhos e o portal interativo recheado de jogos educacionais) com uma base pedagógica de qualidade.
Além disso, por se tratar de um material inovador gera respaldo a escola, garantindo a satisfação dos pais.
Se você ficou curioso e quer saber mais informações, pode testar nosso livro digital de musicalização incluindo jogos, atividades, desenhos animados e tudo mais é só acessar clicando aqui .
O Turma do Som já pode ser adquirido para 2016!
Américo é doutor em educação pela Johns Hopkins University. Pesquisador em educação, fundou a Escribo onde trabalha com as escolas para fortalecer o aprendizado das crianças.
Comentários