Apesar de compartilharem objetivos em comum, como formar cidadãos dotados de múltiplos conhecimentos, as escolas públicas e privadas competem entre si no desempenho nos vestibulares e na tarefa de conquistar pais e alunos para se juntarem à instituição.
A variedade de escolas no mercado estimula ainda mais essa concorrência, criando uma necessidade de fortalecer o marketing das instituições afim de emplacar a marca como referência em educação – o que pode ser um desafio para muitos diretores e educadores.
Antes de mais nada a instituição deve celebrar suas particularidades, ou seja, o que ela tem de diferente das outras escolas à oferecer. Isso permite que o marketing nasça a partir dos próprios pontos fortes da instituição e ao mesmo tempo ajuda a identificar os pontos fracos, afim de melhorá-los.
Nesse contexto, o professor Simon Hepburn desenvolveu uma lista de cinco dicas para ajudar os diretores à destacar suas escolas entre a concorrência:
1. Identificar seus concorrentes:
Liste aproximadamente dez escolas que você reconhece como alternativas consideráveis para muitos pais e responsáveis. Se não há muita certeza de quais são essas instituições, não hesite em conversar sobre isso com pais conhecidos. Lembre-se que os competidores porem variar de acordo com os estágios escolares (por exemplo, a concorrência do ensino médio talvez não seja a mesma do ensino fundamental).
2. Montar uma pesquisa:
Crie uma tabela e, contra cada escola listada acima, coloque três títulos – Pontos fortes da escola, Razões para escolherem minha escola à essa e Possíveis Pensamentos de Marketing. Contraste esses pontos com os de sua escola.
3. Analisar pontos fortes:
Pesquise os sites e materiais de marketing e social media das escolas concorrentes. Entenda e tome nota o que eles projetam como seus pontos fortes – desempenho escolar, localização, apoio da comunidade local, etc.
4. Criar uma resposta:
Em outra coluna da tabela, escreva os pontos negativos que você identificou em cada escola. Pense no que você usaria num discurso para dissuadir pais e responsáveis de procurar aquela instituição.
5. Aprender com os concorrentes:
Na coluna final, escreva qualquer estratégia que tenha lhe impressionado à respeito da forma que essas escolas enaltecem suas qualidades.
Depois dessa análise, é possível fazer um balanço entre a sua estratégia de marketing com a da concorrência e entender melhor a forma com que sua escola está sendo “vendida” e vista. Assim, a mensagem que você quer passar para os pais pode ser adaptada para melhor e atingir uma maior abrangência.
Américo é doutor em educação pela Johns Hopkins University. Pesquisador em educação, fundou a Escribo onde trabalha com as escolas para fortalecer o aprendizado das crianças.
Comentários