Temos ótimas notícias para o mundo da educação baseada em evidências. Abhijit Banerjee e Esther Duflo, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), e Michael Kremer, da Universidade de Harvard, receberam recentemente o Prêmio Nobel de economia.
Esse prêmio homenageia pessoas extraordinárias que fazem trabalhos também extraordinários para diminuir a pobreza nos países emergentes. Ouvi Esther Duflo palestrar na Sociedade de Pesquisa em Educação Efetiva (SREE) e assisti a incrível Ted Talk dela sobre a pesquisa pela qual ganhou o Nobel (a palestra foi realizada antes que eles soubessem que receberiam o prêmio Nobel). Assistir a fala dela (neste link, em inglês) vale muito a pena.
Mas a importância desse Nobel vai muito além de reconhecer as pessoas que venceram. Ele celebra o uso de evidências científicas em políticas educacionais, descobertas em fundações, institutos e centros de pesquisa espalhados pelo mundo todo, assim como este blog.
O prêmio também comemora o trabalho de cientistas de educação, psicologia, sociologia e economia, comprometidos(as) com o uso rigoroso de pesquisas para promover avanços na sociedade. Os(as) premiados(as) com o Nobel representam esse desenvolvimento no âmbito internacional, financiado pelo Banco Mundial, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento e por outras organizações internacionais de apoio.
No Ted Talk, Esther Duflo explica a grande estratégia que ela e seus colegas seguem. Eles identificam grandes problemas sociais em países emergentes, dividem-nos em “partes” solucionáveis e depois usam experimentos randomizados para testar soluções para cada uma delas.
Primeiro, junto ao Dr. Banerjee (seu marido) e a Michael Kremer, ela descobriu que ter livros didáticos não fez diferença no aprendizado de estudantes na Índia. Depois, o grupo testou com sucesso uma forma de viabilizar tutores baratos e, posteriormente, computadores, para ajudar estudantes da Índia que tinham dificuldades para ler (Banerjee, Cole, Duflo e Linden, 2007).
É uma série de estudos fascinante que avaliou a relação custo-benefício de vários programas educacionais nesses países emergentes. E qual venceu? O que se propôs a curar as crianças de vermes intestinais. Com base nessa e em outras pesquisas, a organização não-governamental Fundação Carter embarcou em uma campanha que praticamente erradicou o verme da Guiné em todo o mundo.
Num dado momento, Duflo e seus colegas testaram variações nesses programas para fornecer mosquiteiros inibidores da malária a países emergentes nos quais a doença é a principal causa de morte de crianças – especialmente aquelas com menos de cinco anos de idade. Os resultados seriam melhores se os mosquiteiros tivessem um custo acessível? Se fossem gratuitos (custo de varejo = R$ 12)? Economistas, pesquisadores(as) e representantes políticos temiam que quem não pagasse nada pelos mosquiteiros não os valorizassem ou usassem para outros fins. Mas o experimento randomizado descobriu que, sem dúvida, os mosquiteiros gratuitos eram muito mais usados do que os obtidos com descontos, o que pode ter salvo a vida de milhares de crianças.
Leia mais
Timothy Shanahan: Cinco coisas que todo(a) professor(a) deve saber sobre o ensino de vocabulário
Robert Slavin: programas educativos de sucesso podem ser replicados sim!
Larry Cuban: O “otimismo tecnológico” encontra as escolas – as escolas vencem (parte 2)
Para aqueles que trabalham com o uso de evidências na educação, os experimentos realizados pelos ganhadores do Nobel são bastante familiares, mesmo que tenham aspectos práticos muito diferentes dos que encontramos nos Estados Unidos ou no Reino Unido, por exemplo. No entanto, estamos longe de ser maioria entre pesquisadores de nossos países e lutamos para utilizar experimentos randomizados como critério de eficácia. Tenho certeza de que as pessoas que trabalham no desenvolvimento internacional enfrentam desafios iguais.
É por isso que este prêmio Nobel de economia significa muito para todos(as) nós. As pessoas prestam muita atenção aos prêmios Nobel, e nós não temos um voltado à pesquisa educacional. Portanto, é muito gratificante ver um prêmio nobel ser dividido por economistas, cuja pesquisa tem como principal contribuição o uso de experimentos randomizados para resolver questões práticas e políticas importantes, inclusive para a educação. Talvez o prêmio desse trio seja o mais próximo que chegaremos ao reconhecimento desses experimentos, adotados por muitos nas pesquisas aplicadas em psicologia, sociologia e educação – e por economistas.
Os prêmios Nobel costumam ser usados transmitir mensagens positivas, apoiar o desenvolvimento de pesquisas importantes e para reconhecer pesquisadores merecedores e líderes de suas áreas. Esse foi claramente o caso deste prêmio. Esse Nobel deixa claro como o trabalho dos vencedores transformou a realidade, a ponto das “metodologias de pesquisa experimental dominarem inteiramente a economia do desenvolvimento”. Espero que esse evento conscientize as pessoas e dê mais credibilidade à idéia de que evidências comprovadas são necessárias. Elas são a chave para a mudanças significativas na vida das pessoas.
Diretor do Centro de Pesquisa e Reforma em Educação da Universidade Johns Hopkins. Ph.D. em Relações Sociais pela Universidade Johns Hopkins, Dr. Slavin é autor ou co-autor de 24 livros e mais de 300 artigos e capítulos de livros sobre reformas na educação baseada em evidências e diversos outros temas relacionados.
Um olhar diferenciado e a busca para sanar problemas com estratégias eficazes, viabilizam o desenvolvimento de um povo.
Acredito que o estudo e a valorização profissional caminham juntos.
O prêmio mostra o quanto é importante o uso da ciência em pesquisas na área educacional, fantástico o que fizeram!
Genial,
O quanto é importante o uso da ciência em pesquisas na área educacional, a humanidade só a ganhar com as pesquisas e conquistas.
Excelente!
Muito bom texto!! Ele não fala só da importância do prêmio Nobel, mas sim da importância da pesquisa voltada à prática educacional. São pouquíssimos investimentos nesse setor, os estudos, a valorização dos profissionais da educação e recursos precisam andar juntos.
Outro ponto, é que a educação precisa estar atrelada à saúde.
Um olhar diferenciado e a busca para sanar problemas com estratégias eficazes, viabilizam o desenvolvimento da população.
O Prêmio Nobel é estimulador é sim com certeza para o desenvolvimento de novos estudos e novas pesquisas. Porém, o trabalho dos docentes, na maioria das vezes solitário, com os alunos em salas de aulas mesmo com suas diversidades e complexidades(desde a formação do docente às questões de infraestrutura)principalmente nas escolas públicas brasileiras. Esse “trabalho solitário” já presenciou muitas “transformações da realidade” e ainda continua sem a devida valorização. A Educação ainda carece de muito investimento em estudos e pesquisas e carece ainda mais de reconhecimento.
Eu acredito que o prêmio Nobel, representa um avanço, no que se refere a educação e o amor ao próximo. É á valorização merecida desses profissionais. Esse prêmio também estimula o trabalho de cada indivíduo envolvido nessa missão, e que faz a diferença.
Excelente texto!
Nos mostra a importância do prêmio Nobel nas políticas educacionais. Homenageando pessoas q fazem trabalhos extraordinário para diminuir a pobreza nos países emergentes.
Comemora o trabalho de cientista comprometidos com o uso de pesquisas para promover o avanço da sociedade
É maravilhoso que existam ainda pessoas que acreditam na Educação. Essa quando aplicada de forma diferenciada, com estratégias como as mencionadas no texto que se preocupam com o ser humano em sua totalidade… gratificante de se ver.
Esse prêmio estimula mais os profissionais dessas áreas e também visualiza o que precisa melhorar para a educação.
Concordo que é muito importante a valorização do professor para que se tenha bons resultado no ensino aprendizagem.
Porém, não é suficiente, antes de mais nada é preciso que se veja a questão social.
Gostei muito dá fala da Dr. Michael Kramer, quando diz que não basta ter livros didáticos na sala de aula para alfabetizar na Índia.
É o caso do Brasil, nossos alunos de escolas públicas em sua maioria, chegam na escola mal alimentadas ou sem comer mesmo.
Fica difícil aprender de barriga vazia.
As crianças anemicas, sem as vitaminas necessárias para que tenham um Bom aprendizado.
As pesquisas científicas são de grande importância pois abri um leque de informações com o objetivo de compreender e explicar problema. É de grande importância homenagear aqueles que fazem a diferença.
Este prêmio Nobel é de suma importância para a valorização das pessoas que buscam por meio de estudos, pesquisas e coletas de dados , comprovarem o quanto é importante buscar mudanças para a educação e outras áreas que estão interligadas.
Quanto mais motivação, visibilidade destas conquistas por meio deste prêmio, mais o mundo se torna melhor.
Que é um orgulho para nós saber que temos uma preocupação com a educação, e que esses prêmio incentive outros a seguirem.o mesmo caminho.
Muito bom saber que eles estudaram e fizeram uma pesquisa para ajudar os outras pessoas e principalmente na área de educação e é muito bom saber que eles foram reconhecido ganhando o prêmi Nobel por que isso da notoriedade e isso ajuda com que se tenha mais visão para outras pessoas possam ter consciência de que possível criar projetos para ajudar as pessoas.
Ótimo texto!
Temos sim q aproveitar as nossas experiências mais não podemos jamais nós fechar ao novo. Temos q está abertos a novos conhecimentos
O texto é muito bom!
Ele fala sobre o prêmio Nobel da economia,homenageia pessoas que fazem trabalhos maravilhosos e nós motiva no nosso desenvolvimento.
Esse prêmio nos conscientizace da mais credibilidade á ideias comprovadas que são necessárias.
o texto não fala só da importância do premio Nobel, mas sim da importancia voltada a pesquisa educacional
Este texto de Robert Slavin, aprecia a satisfação em enaltecer as políticas educacionais por meio de evidências científicas. Além relatar a importância de prestar homenagens à pessoas que realizam com excelência trabalhos que transformam de forma positiva a realidade de países emergentes.
Concordo que é muito importante a valorização do professor para que se tenha bons resultado no ensino aprendizagem.
Porém, não é suficiente, antes de mais nada é preciso que se veja a questão social.
Gostei muito dá fala da Dr. Michael Kramer, quando diz que não basta ter livros didáticos na sala de aula para alfabetizar na Índia.
É o caso do Brasil, nossos alunos de escolas públicas em sua maioria, chegam na escola mal alimentadas ou sem comer mesmo.
Fica difícil aprender de barriga vazia.
As crianças anemicas, sem as vitaminas necessárias para que tenham um Bom aprendizado.
O prêmio mostra o quanto é importante o uso da ciência em pesquisas na área educacional, fantástico o que fizeram!
Muito importante essa parte dele dizer sobre homenagear, creio que isso deixa o ser humano feliz por saber que seu trabalho está sustindo efeito e com isso ele vai fazer cada vez melhor. E é bom a forma como diz sobre a pesquisa educacional.
O texto fala, não só da importância do prêmio Nobel, mas sim a importância voltada a pesquisa educacional e do uso de experimentos para resolver questões importantes para a educação. Esse é um grande passo para que ocorra mudanças na educação. Precisamos de um olhar diferenciado em todo contexto, e ir a fundo e descobrir desde a raiz e tentar solucionar problemas educacionais.
No mundo cada vez mais cientifico e tecnológico, é necessário que pessoas utilizem as evidências cientificas como base para discussões , e não apenas ideologias e opiniões. De modo geral, a implementação de práticas baseadas em evidências aumentam a eficiência e melhora a qualidade dos serviços Educacionais.
Este texto me mostra a importância da pesquisa científica em todos os campos. Na educação não é diferente. Muitas teorias Pedagógicas têm “simpatizantes” que a aplicam sem se dar conta de que possa ou não dar certo. As pesquisas científicas nos mostram uma realidade que precisamos nos conscientizar e colocar em prática em nosso dia-a-dia.
Muito bom texto!! Sugestivo e enriquecedor. É sempre gratificante reconhecer pessoas ou instituições que realizam pesquisas, descobertas ou contribuições notáveis para a humanidade.
Parabéns aos ganhadores do Prêmio Nobel!
Ainda mais quando se trata de pesquisas que vão melhorar a vida de pessoas tão carentes de bens básicos para a saúde e educação.
Bom texto. A idéia das evidências científicas comprovadas são muito importantes e necessárias para resolver questões práticas. No texto mostra q as mudanças podem ser comprovadas no âmbito econômico, social e educacional. Melhorar as condições de vida das crianças do mundo, de nossas crianças vai trazer grandes benefícios psra elas.
Nunca Desistir.
Parabéns pelo exemplo motivacional!
Parabéns !!! Texto edificante que acrescenta nossos conhecimentos fato este que nos leva a refletir sobre a Educação e a criança em campos neurocientificos priorizando qualidade para a mesma.
O texto destaca a importância da percepção de um olhar clínico para encontrar solução para os problemas e tido com estratégias que podem fazer a diferença , que viabilizam o desenvolvimento e uma cidadania a quem envolve .
Tbm acredito que o estudo é o para solucionar os problemas sociais.
É louvável esse prêmio Nobel,esses grandes estudiosos merece todo reconhecimento,o estudo é motivacional,para todos que procuram.. obrigada por esta linda lição…
Texto muito bom! Que importante e que oportunidade poder me aprofundar em conhecimento sobre prêmio Nobel e pesquisas científicas na área educacional. Sem dúvida tenho parado para pensar sobre isso e tenho sim, mudado a forma de pensar a educação, partindo dessas pesquisas e evidências comprovadas. Hoje compreendo e concordo com a relevância de tudo isso para um futuro de sucesso para a educação.
Parabéns !!! Texto edificante que acrescenta nossos conhecimentos fato este que nos leva a refletir sobre a Educação e a criança em campos neurocientificos priorizando qualidade para a mesma.
Os estudos científicos favorecem a criação de estratégias para a solução de problema ou situações.
O relato nos mostra que devemos acreditar, e buscar mecanismos para a melhoria sempre.
muitas crianças passam por problemas dentro de casa e isso muito interfere na sua aprendizagem, um professor deve sim estar muito atento aos sinais dos alunos, crianças são espancadas, vivem com realidade de pais alcóolatras, brigas, abusos e ate mesmo muitas vezes não tem que comer assim dificulta muito seu desenvolvimento escolar, e quando a escola trabalha com meios de triagem para descobrir o real descaso do aluno, muitas vezes consegue resgatar esse aluno para bons resultados, diferente de muitos profissionais que não tem esse olhar de investigação, carinho com o aluno e simplesmente acha q não tem mais jeito e vão deixando esse aluno de lado.
muitas crianças passam por problemas dentro de casa e isso muito interfere na sua aprendizagem, um professor deve sim estar muito atento aos sinais dos alunos, crianças são espancadas, vivem com realidade de pais alcóolatras, brigas, abusos e ate mesmo muitas vezes não tem que comer assim dificulta muito seu desenvolvimento escolar, e quando a escola trabalha com meios de triagem para descobrir o real descaso do aluno, muitas vezes consegue resgatar esse aluno para bons resultados, diferente de muitos profissionais que não tem esse olhar de investigação, carinho com o aluno e simplesmente acha q não tem mais jeito e vão deixando esse aluno de lado.
O prêmio Nobel é um dos incentivos para que os pesquisadores cientistas, continuem contribuindo para o desenvolvimento mundial, em todas as áreas, principalmente na educação que no decorrer das décadas vem sofrendo mudanças, mas não contribui para diminuição do analfabetismo,
O texto é muito enriquecedor, se todos se unissem numa mesma causa, não haveria tanta desigualdade no mundo, nem o analfabetismo.
O texto é enriquecedor, traz a valorização da pesquisa e o reconhecimento desse profissional.