A sua escola tem uma conexão de boa qualidade?
O Instituto Inspirare, a Fundação Lemman, a Rede Nossas Cidades e o Instituto de Tecnologia & Sociedade (ITS) lançaram uma campanha de mobilização a favor de uma internet de qualidade em todas escolas públicas do Brasil.
O movimento tem como objetivo aproximar as escolas da realidade conectada hoje vívida pelo aluno, além de relembrar a necessidade do uso de ferramentas que organizem e otimizem o tempo em sala de aula e possibilitem ao professor um melhor desempenho no papel de orientador e mediador do conhecimento.
Além da mobilização pela causa, o movimento criou ainda um Plano Técnico Nacional de Conectividade, construído com a ajuda de mais de 30 especialistas na área, que oferece subsídios e recomendações técnicas ao governo.
O documento é dividido em duas partes: a caracterização do cenário atual de conectividade das escolas e as propostas a serem implementadas, considerando seus devidos custos e responsáveis. Para mais informações sobre o Plano Técnico é só acessar o Sumário Executivo Escolas Conectadas.
Apesar de desde 2008 o Programa Banda Larga nas Escolas ter sido lançado pelo governo com o objetivo de conectar todas as escolas públicas do país até 2010, um estudo realizado pelo Instituto de Tecnologia & Sociedade observou lacunas graves a serem superadas pelo programa, que passado mais de 7 anos desde seu lançamento ainda segue com resultados parciais.
Entre os principais problemas apontados, a existência de pelo menos 5 mil escolas sem conectividade e quase metade das escolas com internet de baixa velocidade.
No site internetnaescola.org.br você pode realizar um teste da velocidade da internet em sua escola, e participar da mobilização enviando um email a presidente Dilma Rosseuf com o pedido para que ela assine o compromisso público por internet em todas as escolas.
No ano passado mais de 95 mil testes de velocidade foram realizados em mais de 6600 escolas nos quatro cantos do país, e mais de 55 mil emails foram enviados ao Governo Federal pedindo uma internet de maior qualidade nas escolas públicas.
A campanha conta, ainda, com a página Internet na Escola, no Facebook, para curtir e acompanhar todos os passos da mobilização.
–
Você também acredita na conectividade por uma melhor qualidade de ensino?
Américo é doutor em educação pela Johns Hopkins University. Pesquisador em educação, fundou a Escribo onde trabalha com as escolas para fortalecer o aprendizado das crianças.
Comentários