Olá, tudo bem? Hoje vamos aprender a interpretar as informações do menu Desempenho, uma das funcionalidades mais importantes do Escribo Play.
Enquanto as crianças usam o nosso aplicativo, seja na escola ou em casa, ele captura informações importantes para a gestão da escola, para as professoras e para a família.
No menu Desempenho, nós mostramos informações que podem ser bem úteis para que os pais possam direcionar o uso do aplicativo pela criança. É nele onde podemos conferir em quais as áreas em que podemos focar o tempo da criança para que ela se desenvolva ainda mais.
Para acessá-lo, é preciso abrir a tela de jogos e tocar no botão Desempenho, no canto superior direito da tela, como na imagem acima (1).
Relatórios de desempenho por turma
Os(as) professores(a) têm acesso ao relatório individual de cada aluno através do menu Desempenho. Assim fica mais fácil acompanhar o aprendizado das crianças – basta selecionar a turma e tocar na seta de “play” ao lado do nome da criança que será avaliada para abrir o relatório dela.
Campos de Experiência e Áreas do Conhecimento
Conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que determina o que as crianças devem aprender, o relatório de desempenho é organizado em colunas que exibem os Campos de Experiência (na Educação Infantil) ou as Áreas de Conhecimento (no Ensino Fundamental). Os números dentro das colunas são a média de acertos líquidos (número de acertos menos os erros) nos jogos de cada campo ou área. Quanto mais acertos líquidos, melhor.
À direita e acima nessa tela, é possível mudar o intervalo de datas para os dados coletados e mostrados pelo gráfico (2).
Leia mais
Veja as tarefas de casa passadas pelo Escribo Play com o menu “Atividades”
Guia: como aproveitar o melhor das opções de acessibilidade do Escribo Play
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Ao tocar em alguma das barras dos campos/áreas, a próxima tela mostrará os cinco objetivos de aprendizagem (no infantil) ou as cinco habilidades (ensino fundamental) mais desenvolvidos e os cinco menos desenvolvidos (3) daquele campo/área. Alguns dos nossos jogos desenvolvem mais de um objetivo de aprendizagem/mais de uma habilidade.
Conforme a criança termine as partidas em jogos que abordam outros objetivos daquele campo, a cor verde barra de progresso irá crescer, indicando que o objetivo está mais fortalecido.
Sugestões
Clicando em um objetivo/habilidade você irá para uma tela onde vamos sugerir jogos que auxiliem o desenvolvimento desse mesmo objetivo/habilidade. Assim tanto as famílias como as escolas poderão acompanhar mais de perto o crescimento das crianças e o desenvolvimento dessas habilidades.
A ordem dos jogos recomendados segue dos menos aos mais jogados (4). As mães e os pais podem, por exemplo, jogar junto à(s) criança(s) os menos jogados para que fortaleça o aprendizado naquele objetivo/habilidade.
Viu só como é fácil? Se você tiver alguma dúvida, não deixe de entrar em contato conosco via WhatsApp ou por telefone, no (81) 3224-4386.
Aproveite e assine as notificações do Blog da Escribo no sininho ao lado e fique por dentro dessas e outras novidades. Grande abraço!
Atualizado em 01/07/2021.
Américo é doutor em educação pela Johns Hopkins University. Pesquisador em educação, fundou a Escribo onde trabalha com as escolas para fortalecer o aprendizado das crianças.
Comentários