Como você elabora seus planos de aula?

Tão importante quanto o conteúdo em si a ser estudado em classe, os planos de aula são uma ferramenta importantíssima ao professor. Muito mais do que planejar o assunto, é ele que definirá o modo como essa troca de conhecimentos acontecerá.

Um bom plano de aula consegue conter o conteúdo programático da disciplina, define as didáticas adequadas, bem como as melhores formas de avaliação. É o guia que permite ao professor organizar de forma sistemática seus objetivos, e, em seguida, estruturar como eles serão realizados na prática.

Embora não precise seguir um padrão fixo, nem seja um roteiro fechado a alterações, é interessante considerar que planos de aula precisam ser encarados como ferramentas indispensáveis a aulas mais produtivas e dinâmicas.

Sem eles, qualquer docente estará propenso a momentos de incerteza em classe (eles acabaram a atividade muito rápido, e agora?) e dificuldades para gerenciamento de tempo (estamos na metade do ano e não consegui atender todo conteúdo programático que deveria!).

Elencamos a seguir, três dicas simples, mas que poderão potencializar a estruturação dos seus planos de aula de forma mais eficiente

1. Sinta a turma

Foto de uma sala de aula mostrando diversos alunos de costas sentados em carteiras olhando para o quadro negro. Nas carteiras, estão caixas repletas de materiais.

Planejar e organizar seus objetivos e metas para cada aula compõem a tarefa mais básica na realização de qualquer plano. É importante lembrar, porém, que não é toda a classe que vai receber o plano da mesma maneira, ou demandará a mesma abordagem.

Imagine a regência da aula como uma dança, e quem conduz os passos é a turma. São eles que dizem ate onde você pode ir, se deve recuar, acelerar, mudar determinada didática…Então mesmo com o plano, esteja aberto para novas possibilidades e seja flexível a possíveis alterações de emergência.

2. Explore a Interdisciplinidade

Foto de uma prateleira repleta de livros.

Uma das etapas no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula é elencar o conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto. É uma estratégia proveitosa pois cria um canal de diálogo pela introdução mais facilitada de novos conteúdos.

O método tem escopo e retornos positivos porque além do conhecimento cotidiano adquirido, disciplinas com história e geografia, por exemplo, acabam trabalhando conteúdos bastantes similares, em perspectivas diferentes.

Por isso, na elaboração de qualquer plano de aula, é importante considerar a interdisciplinidade entre as matérias. Converse com outros professores sobre o conteúdo programático deles, e estude a possibilidade de unir abordagens.

Além de garantir a construção de um conhecimento mais integral, pela compreensão da realidade em sua complexidade, muito provavelmente essa estratégia irá proporcionar ainda, uma otimização de tempo de aula, aumentando a eficiência no cumprimento do conteúdo programado para o ano.

Leia mais
5 Dicas Para Lidar Com Crianças Indisciplinadas

3. Utilize novas metodologias

Foto de diversos lápis de madeira coloridos alinhados à direita.

Tal como a interdisciplinidade, a utilização de diferentes tipos de metodologias pode influenciar diretamente no aprendizado do aluno.

A utilização de música, poesia, dinâmicas, tecnologias e táticas similares frequentemente traz mais energia a sala de aula, e garante um melhor engajamento entre os alunos.

Embora nem toda aula possa abranger métodos no âmbito, é interessante elaborar planos de aula que intercalem ao longo do ano estratégias diversificadoras.

Como o desenvolvimento de aulas criativas nem sempre ocorre com facilidade, uma boa ideia é deixar a possibilidade de opinar e oferecer sugestões aberta aos alunos . Dessa forma, a busca por novas formas de aprendizado será parte da rotina deles.

Extra: Sites com planos de aula gratuitos

Se você deseja se inspirar ou aumentar seu acervo pedagógico, alguns sites oferecem planos de aula gratuitos! Confira abaixo alguns.

Gente que educa

Uol Educação

Portal do Professor


E você?
Tem alguma dica sobre planos de aula?
Conhece algum outro site com planos de aula gratuito? Comente!

E para receber estes e outros conteúdos em primeira mão, basta assinar as notificações do blog da Escribo para conferir tudo em primeira mão. Até a próxima!