Pontos principais
Pais: seu envolvimento é essencial para o aprendizado da criança. Pais que estimulam o bem estar maior bem-estar para as crianças permitem mais crescimento e aprendizado.
Professores: as mensagens de texto sobre saúde e bem-estar ajudaram a resolver necessidades básicas das crianças, o que garante maior qualidade de vida e as deixou mais focadas. 
Gestores escolares: a escola pode investir em serviços de SMS para aumentar a proximidade com as famílias e fornecer informações valiosas ao aprendizado da criança.

Cresce cada vez mais o interesse em reforçar os laços entre escola e família com abordagens flexíveis ​​e de baixo custo. Uma dessas abordagens é o uso de mensagens de texto (SMS). Para aproveitar esse potencial, pesquisadoras analisaram por seis meses a influência de SMSs no ensino das habilidades iniciais de leitura e escrita a crianças de quatro anos. As crianças observadas estudam em uma escola pública nos Estados Unidos que atende alunos(as) de baixa renda.

Procedimentos

As mães das crianças foram divididas em dois grupos. No primeiro, as participantes receberam mensagens de texto sobre linguagem e alfabetização, que as incentivava a conversar com as crianças sobre letras, sons de palavras e fazer perguntas aos pequenos. No segundo, as SMSs estimulavam discussões sobre saúde e bem-estar cuidar da segurança da criança, exercícios físicos, bom comportamento, boa convivência social e alimentação saudável.

Resultados

Para a surpresa das pesquisadoras, o estudo aponta que as crianças com mais habilidades iniciais de leitura e escrita se beneficiaram do programa de linguagens e alfabetização, enquanto aquelas com menos habilidades se beneficiaram do programa de saúde/bem-estar.

O bem-estar da criança é essencial

O fato curioso é que, para as pesquisadoras, programas educacionais focados no desenvolvimento de linguagem e escrita costumam mostrar mais resultados para a alfabetização do que os de saúde e bem-estar. Aparentemente, constatou-se que estimular habilidades socioemocionais e o bem-estar das crianças têm efeitos positivos diretos no aprendizado de leitura e escrita delas.

A realidade onde vive a criança também pode influenciar nesses resultados, como já discutimos em um artigo aqui no Blog. Isso fica evidente quando se percebe que algumas famílias podem se beneficiar de mensagens de texto sobre necessidades básicas como melhorias na qualidade do sono, nutrição, saúde e comportamento.

Quer saber mais sobre Educação, Tecnologia e Inovação? Assine agora as notificações do Blog da Escribo no sininho ao lado e receba novidades assim que divulgarmos. Até mais!