fbpx

Com o tema “Diversidade, Cidadania e Inovação”, o III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica será sediado em Recife, no Pavilhão do Centro de Convenções. O FMEP nasceu da iniciativa do Fórum Mundial de Educação e do Fórum Social mundial, com a intenção de fazer um movimento pela cidadania e pelo direito universal à educação, reunindo instituições e entidades de todo o planeta.

O evento acontece em maio, entre os dias 26 e 29, organizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Os interessados devem correr – as inscrições vão até o dia 16, data válida tanto para a submissão de pôsteres como de atividades autogestionadas. Aqueles que desejam se inscrever na modalidade de ouvinte podem se escrever até a data do evento.

Segundo o IFPE, é possível encaminhar propostas relacionadas a mais 14 áreas do conhecimento: Ambiente e Saúde; Segurança; Apoio Escolar; Controle e Processos Industriais; Produção Alimentícia; Produção Cultural e Design; Informação e Comunicação; Produção Industrial; Recursos Naturais; Educação Profissional e Tecnológica; Sustentabilidade; Projetos Sociais; Políticas Públicas; Outros.

Três eixos nortearão o fórum: “(Bio) diversidade, Educação Profissional e Tecnológica: Desafios para o Desenvolvimento Humano”, “Cidadania e Trabalho: a Educação Profissional e Tecnológica e a transformação social no século XXI” e “Inovação e Inclusão na Educação Profissional e Tecnológica”.

O homenageado deste ano é o pernambucano Josué de Castro, que ganhou notoriedade internacional com o lançamento da obra Geografia da Fome, em 1946, traduzido para mais de 25 idiomas e foi presidente do Conselho Executivo da FAO (Organização das Nações Unidades para Agricultura e Alimentação) até 1956.

O III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica conta com conferências e debates, palestras e observatórios, apresentações culturais e atividades autogestionadas, além de minicursos, mostras, oficinas e feiras. No site do evento é possível conferir o regulamento de cada atividade e realizar as inscrições. Para mais informações, os interessados podem acessar as redes sociais do FMEPT, que está no Facebook e no Twitter.