A internet, por ser uma atmosfera social e livre, possui uma infinidade de conteúdos dos mais variados assuntos e estilos. Dessa alta oferta de conteúdo, surge entre os interlocutores virtuais a necessidade de se destacar. Passar a mensagem é algo feito por milhões de internautas diariamente – como passar a mensagem com sucesso é o ponto diferencial. E esse diferencial se estende também para as redes sociais: divulgar conteúdo nessas redes exige objetivos, ação e visão, diretamente atrelados – é o que afirma Brendan Scheneider, responsável pelo marketing digital de uma escola de alto padrão em Pittsburgh. O especialista criou em seu blog um simples passo a passo com 4 dicas de sucesso para planejar bons posts nas redes sociais, de forma que as campanhas e publicações atinjam o público alvo e não caiam no ostracismo:

1. Defina metas

Antes de lançar sua escola nas redes sociais, é essencial que você defina, primeiro, metas. É igualmente importante que essas metas possam ser medidas, como por exemplo um número x de seguidores ideal para capturar em um mês. Scheneider recomenda que além de contar seguidores é interessante medir o engajamento – quantidade de likes, retweets e fãs. É possível medir o engajamento no Google Analytics e nas configurações das próprias redes sociais. Depois você pode transferir os números para uma tabela, usando o Excel ou o Google Drive.

2. Implementar o plano de metas

Uma vez determinadas, as metas devem ser batidas. Comece aos poucos e mantenha-se fiel aos números. Parece simples, mas essa atitude pode falhar com facilidade devido às outras demandas e distrações da vida.

3. Testar as metas

Esse é um dos passos mais importantes em todo o processo e provavelmente o mais negligenciado. Quando você inicia uma estratégia ou campanha nas mídias sociais, também terá que experimentar vários métodos a fim de determinar o melhor para atingir as metas do passo 1. Testar significa alternar as horas que você vem postando, decidindo qual assunto consegue mais engajamento no Facebook, ou mudando o título/chamada do conteúdo. É sobre entender que você deve sempre estar pensando em no mínimo dois caminhos para atingir os objetivos e metas, e testar lhe ajudará a determinar o melhor caminho para atingi-los.

4. Quantificar

O passo final desta lista é medir a importância dos itens que você determinou no passo 1, fazendo um intervalo entre eles. Fazendo isso, você pode determinar possíveis mudanças nas metas, procurar novas tendências e assuntos para suas postagens e refletir sobre como os objetivos estão sendo atingidos. Esse intervalo também dá a oportunidade de você ouvir o feedback do público, o que favorece os testes do passo 3.

Finalmente, Brendan afirma que há muitos manuais de social mídia pela web, escritos por especialistas. Uma vasta gama de informações de qualidade pode ser acessada em blogs voltados para o tema. Aqui no Brasil, por exemplo, temos o Viver de Blog, o Digaí e muitos outros.  Assim, você pode aprender cada vez mais e aprimorar suas campanhas.

Como anda o desempenho das redes sociais de sua escola?