fbpx

O especialista em marketing digital Brendan Schneider desenvolveu uma estratégia muito interessante para o uso do Instagram na escola onde trabalha este ano letivo. A conta da escola existia há mais de 2 anos, mas apenas nos últimos cinco meses eles conseguiram dobrar o número de seguidores! Tudo começou quando eles resolveram criar uma forma inteligente de administrar a conta de forma séria.

Pouco depois, era visível o engajamento das marcas locais e alunos para seguirem e curtirem as fotos da conta. Segundo Brendan, quando o assunto é mídias sociais, o importante não é apenas aumentar o número de seguidores, mas construir um público engajado, uma audiência disposta e interessada em ouvir – ou ver, no caso do Instagram -, a história da escola.

Aqui estão os 4 segredos de Brendan:

1. Seja inteligente ao escolher quem seguir

O segredo da primeira dica está na resposta da seguinte pergunta: “Quem devo seguir?” Para respondê-la, basta pensar em quais são os objetivos que lhe levaram a criar aquela conta. Um deles, para Schneider, foi aumentar a visibilidade de sua escola na cidade e estado onde ela se localiza. Assim, as pessoas que eles começaram a seguir foram donos de negócios localizados nas redondezas da cidade e principalmente as contas desses negócios regionais, como livrarias, bibliotecas, personalidades do jornal local (o âncora, por exemplo), centros esportivos, museus, pontos de doação de sangue, papelarias, entre outros. Depois de seguir, comente nas fotos a fim de apresentar a escola melhor às pessoas.

2. Conte com a ajuda dos alunos

A escola de Schneider realiza a “Terça Feira do Instagram”, onde alunos podem se voluntariar para passar o dia fotografando bons momentos da sua rotina no espaço da escola e no final do dia postar as melhores e deslogar da conta. Se não há tempo para esse tipo de atividade na sua escola, siga o próximo segredo.

3. Use o Regram para republicar fotos de outros usuários

O Regram é um aplicativo grátias que permite você repostar fotos de outros usuários. Como isso pode ajudar você a engajar seguidores? Peça para que seus alunos postem fotos da escola em sua própria conta usando uma hashtag sobre a escola. Ao clicar na hashtag, escolha uma delas e republique no perfil da escola! Eles vão gostar de ter suas fotos selecionadas pela instituição. Outra forma de usar o Regram é republicando fotos da conta de negócios parceiros, para aumentar a visibilidade.

4. Programe posts regulares com o ScheduGram.

Um dos problemas do Instagram é que você não pode programar posts, como no Facebook e nos blogs. Isso força o usuário à passar muito tempo no app, o que pode não ajudar na  rotina, atrapalhando o fluxo de trabalho. Uma solução é o app ScheduGram, que apesar de pago, contribui para poupar tempo e aumentar a produtividade. ScheduGram permite que você poste e programe fotos para serem publicadas no Instagram a hora que quiser. É possível incluir a imagem, a legenda e até mesmo algum comentário. Postando regularmente, a escola de Schneider aumentou o engajamento e seguidores, pois era possível escolher e determinar a hora ideal (quando a maioria dos seguidores está online) para postar, tornando a visibilidade maior.

EXTRA: No quarto segredo descobrimos que existe uma hora mais adequada para postar as fotos, aumentando a visibilidade da conta. Como Schneider descobriu isso? Qual é a hora em que os meus seguidores mais ficam online? Com o app grátis para a web  Iconosquare, é possível determinar o momento certo para postar. Ele lhe indica a hora em que os seguidores estão ativos e também dá sugestões sobre filtros e hashtags de mais impacto.

Se você ainda não tem uma conta no Instagram para a sua escola, entenda por que ela é importante aqui.

Se você já tem uma, mostre pra gente e conte pra gente sua experiência!