fbpx

Transformar a sala de aula num espaço crítico e de aprendizado requer boas ideias, e para isso é essencial que o professor esteja constantemente buscando conhecimento para refletir. Nesse contexo, leituras na área da educação são mais do que necessárias. Para otimizar o tempo do educador no dia a dia, o blog da Escribo listou ontem 5 personalidades para educadores seguirem nas redes sociais, de forma que a informação esteja sempre à disposição em alguns cliques. Hoje, a lista segue com mais 5 sugestões:

Leo Fraiman

Foto: Laura Stoppa

Foto: Laura Stoppa

Fraiman é mestre em Psicologia Escolar pela USP, psicoterapeuta, palestrante e escritor – seu título mais conhecido é o livro “Como Ensinar Bem”. Também é autor da metodologia OPEE (Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo), que visa empregar o empreendedorismo em sala de aula. A metodologia visa estimular a autonomia e o autoconhecimento, o trabalho em equipe, a pesquisa e a aprendizagem por desafio, através de atividades voltadas à educação estratégica. Essa metodologia é realidade em mais de 150 escolas no Brasil.

Por que seguir?

Leo está constantemente atualizando sua página do Facebook com textos acompanhados de imagens para a reflexão dos professores, pais e empreendedores, voltadas à definição de conceitos do autoconhecimento aplicáveis ao dia-a-dia e orientações profissionais. Além disso, ele também escreve na coluna de Educação do portal UOL e participa de programas na rádio Jovem Pan.

Içami Tiba

Foto: Facebook

Foto: Facebook

Com formação em medicina psiquiátrica, Içami é colunista de diversas revistas onde escreve artigos sobre educação, ética e disciplica. Também como escritor, produziu diversos livros sobre educação familiar e escolar, como “Quem ama, educa!” e “Família de alta performance”. Mantém desde 2005 o programa semanal “Quem Ama Educa” na Rede Viva de Televisão e já ministrou 3.580 palestras nacionais e internacionais para escolas, empresas e Secretarias de Educação, segundo seu próprio site.

 

 

Por que seguir?

Com mais de 20 anos de experiência em Educação Familiar, Tiba escreve e disponibiliza seus artigos em seu site e página do Facebook. Seu conhecimento abrange não só a área da educação, mas também da psiquiatria, o que torna seus textos ainda mais completos por tratar de questões comportamentais e de saúde, conhecimentos de extrema importância para profissionais da área escolar. Além disso, é possível acompanhar sua agenda de palestras e suas participações na imprensa.

 

Atualizado 30/11/2015

Infelizmente Içami Tiba faleceu dia 02 de agosto desse ano, aos 74 anos. Suas obras e repertório online , no entanto, continuam servindo de referência a  pais, filhos, educadores, psicólogos, psiquiatras e psicopedagogos.

Rosely Sayão

 

Foto: Facebook

Foto: Facebook

A psicológa Rosely Sayão é especializada em educação familiar e escolar, docência, supervisão e consultoria. Como também é entusiasta da comunicação, escreve sobre os temas da área no Caderno cotidiano da Folha de São Paulo. Além disso, é palestrante e colunista da rádio Band News FM.

Por que seguir?

O tempo que passou escrevendo para o Jornal Notícias Populares e para os cadernos Folhateen e Equilíbrio e Cotidiano da Folha de São Paulo fizeram de Rosely experiente em transmitir informações ao público. Seus artigos são sempre compartilhados em sua página do Facebook, assim como posts variados com conteúdo inspirador para educadores e mensagens de reflexão sobre a área.

Ana Mae Barbosa

Foto: Facebook

Foto: Facebook

Ana foi a primeira pessoa brasileira com doutorado em arte-educação, tornando-se referência na área. Deu aulas de cultura brasileira na Universidade Yale, para custear seus estudos. Após defender a tese na Universidade de Boston, foi diretora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP) e presidente do International Society of Education through Art (InSea). Mae luta ativamente pelo reconhecimento da arte-ducação e dos arte-educadores.

Por que seguir?

Em sua página do Facebook são compartilhados diversos materiais de interesse aos arte-educadores, desde editais, prêmios e eventos à artigos e dicas sobre cultura e arte.

Gabriel Perissé

Foto: Facebook

Foto: Facebook

Gabriel escreve sobre formação docente, criatividade, linguagem e ética e formação de leitores e tem mais de 20 livros publicados, como “Ler, pensar e escrever” e “Elogio da leitura”. Possui bacharelado em letras e pós-doutorado em História e Filosofia e ministra palestras e minicursos na área de educação.

Por que seguir?

Com o dom da comunicação apurado, Perissé lota palestras em universidades independente do público alvo. Suas falas visam emponderar a formação docente e valorizar sua importância. Na sua página do Facebook ele disponibiliza essas palestras e divulga seus artigos em revistas. É possível segui-lo nas redes sociais clicando aqui.

O que você achou da lista? Já segue algum deles?