Já imaginou poder levar seus alunos a uma aula de campo em qualquer lugar do planeta? O Skype está tornando isso mais próximo da realidade. Com o programa Skype in the Classroom, você pode conectar virtualmente a sua sala de aula com um especialista sobre determinado assunto, para que os alunos entendam os conteúdos melhor e de forma mais abrangente.

O programa é grátis e de fácil acesso e oferece aos professores a possibilidade de conectar os estudantes aos cenários mais inusitados ao redor do mundo. Em março de 2013, por exemplo, o explorador polar Mark Wood fez uma expedição pelo lado nepalês da cordilheira do Himalaia, para tentar chegar ao topo do Monte Everest. Durante a subida, ele se conectou com dez escolas de dez países diferentes via Skype, para que elas acompanhassem a aventura.

Segundo Mark, conectar-se com as escolas via Skype permitiu que ele compartilhasse não apenas a experiência da subida, mas os problemas que os nativos do Nepal enfrentam devido às mudanças climáticas. Ele convidou especialistas sobre clima para falar sobre as calotas polares em deslocamento e como aquilo afetava os moradores locais e consequentemente o resto do planeta.

Especialistas em diversas áreas ao redor do globo facilitam o aprendizado, criando novas experiências para os estudantes em sala de aula. A iniciativa é global e está com vários projetos disponíveis em inglês, espanhol, francês e português abertos para participação. É possível acessar mais projetos como esse e realizar o cadastro neste link.

Já usou a ferramenta? Conte para nós como foi!