Existem muitas formas de divulgar os eventos escolares. Formas mais clássicas, como propagandas no rádio, anúncios no ônibus e outdoors, e formas mais modernas, como e-mails e mídias sociais. Apesar do esforço, essas divulgações nem sempre rendem a quantidade esperada de pessoas no dia do evento. Muitos esquecem ou passam batido pelos anúncios.

O problema é que, em muitos casos, a divulgação massiva deixa passar alguns princípios básicos do marketing. As dicas abaixo são do especialista Simon Hepburn, e devem ajudar você à construir uma divulgação mais personalizada e menos negligente, atraindo o maior número possível de convidados para seu evento escolar:

1. Reveja a mensagem que você quer passar

Lembre-se da visão e dos valores que marcam a instituição. O que você está dizendo sobre a sua escola para torná-la diferente das outras? Você pode claramente articular por que alguém deve mandar suas crianças para sua escola? Este post pode ajudá-lo quanto à isso.

2. Pense em como o evento está comunicando essa mensagem

Agora é a hora de atrelar essa mensagem ao evento. É importante planeja-lo de forma que o que for apresentado naquele dia seja fiel à propaganda de divulgação. No evento, os convidados terão a chance de conhecer os felizes e satisfeitos estudantes, professores e pais que você menciona naquele anúncio? Haverá a chance deles verem que atividades extracurriculares como as aulas de música, teatro, dança ou esportes são realmente valorizadas? Ou ainda a chance de conhecer ex-alunos que agora são universitários de sucesso ou jovens profissionais bem sucedidos? Faça questão de se mostrar acessível à esses pais para que eles façam perguntas e oriente os seus funcionários a fazer o mesmo. Lembre-se que se você não pode oferecer o que a propaganda diz, é preciso rever o que você realmente tem para expor em sua escola.

3. Torne o evento atrativo em seus anúncios

Não adianta planejar um super evento e gastar com propagandas suntuosas se estas só dizem quando e onde tal evento vai começar. É importante explicar na mensagem o máximo possível sobre o que estará acontecendo. Crie expectativas, estimule a curiosidade, use imagens que chamem atenção e transmitam a mensagem.

4. Comunique sua mensagem com clareza, abrangência e inovação.

Reflita sobre quem é seu público alvo e pense em meios de chegar até eles. Qual é o perfil dos pais que você quer atingir? É interessante saber os lugares que eles frequentam e divulgar o evento colocando pôsteres e cartazes nesses locais. Explore as redes sociais e tenha certeza que seu site e newsletter irão passar a mesma mensagem que a da propaganda, criando uma identificação. Acima de tudo, avalie onde e como a mensagem é melhor direcionada para que no ano seguinte seja possível melhorar a divulgação nos futuros eventos.

5. Dê aos pais de futuros alunos a chance de descobrir tudo sobre o evento

Dedique (e destaque) um espaço em seu site falando sobre o que acontecerá naquele dia em especial. Deixe disponível ali um contato caso eles tenham alguma dúvida. Peça-os também que se cadastrem na lista de email (newsletter) e mande informações à medida que o evento for se aproximando, para deixá-lo sempre fresco na memória dos pais e mães.

6. Proponha alternativas

Pais e mães são naturalmente ocupados e muitos podem não poder comparecer no dia específico do evento. Se este for, por exemplo, um evento para prospectar pais e mães, a alternativa é oferecê-los um tour exclusivo na escola em algum dia possível para eles.

7. Não esqueça de lembrar.

É comum para muitos pais e mães prometerem ir ao evento mas perderem a data ou esquecerem a hora. Um email ou ligação alguns dias antes é uma forma excelente de previnir que isso aconteça – e ainda estreita laços com eles para o futuro, ao demonstrar que se importa com eles. Outra forma de manter a marca da escola na lembrança para o futuro é oferecendo brindes, como canetas ou agendas durante o próprio evento.

Como você organiza os eventos de sua escola? Compartilhe estratégias aqui: