256px-Linkedin_icon.svgNeste texto apresentamos algumas dicas sobre como a sua escola pode usar as redes sociais. É a primeira parte de 3 posts criados por Jonny Ross, e nele trataremos do LinkedIn.

Gestores escolares muitas vezes não tem tempo para ler sobre estratégias de mídias sociais. Por esta razão, listamos 20 dicas e ideias de marketing em mídias sociais para escolas, através de alguns dos principais canais de marketing de mídia social: LinkedIn, Facebook e Twitter.

1. Crie uma política de mídia social para a sua escola

Antes de começar incentivando os funcionários a usar a mídia social para ajudar a promover a escola, defina alguns limites. Alguns membros da equipe irão provavelmente apreciar algumas orientações sobre como usar as mídias sociais adequadamente, outros podem não estar familiarizados com elas.

2. Ajuste os objetivos de marketing de mídia social para a escola

Se a sua escola já tem os valores da marca e um plano de marketing para a construção do perfil e recrutamento de estudantes, basta utilizar os principais objetivos desses documentos e aliar ao uso das mídias sociais.

3. Ofereça treinamento básico aos funcionários

Na sequência do ponto (1), ofereça um treinamento básico sobre mídias sociais para sua equipe. Não somente instruí-los com conhecimento para ajudar a escola em seu novo marketing de mídia social, mas também ajudá-los a entender o que os alunos estão falando sobre conversas de sala de aula que geram uma ‘cutucada’, “trending topics” (assuntos do momento) ou #hashtags.

4. Crie o perfil da escola

As escolas devem ver o  LinkedIn como uma página da empresa. Você pode definir a sua escola, com um perfil de empresa, e preencher o maior número de campos possível.

5. Incentive que funcionários entrem na rede

Todos os funcionários e professores de sua escola podem estar no LinkedIn como empregados. Isso vai ajudar a promover a escola e a mantê-los atualizados sobre novidades na área educacional.

6. Crie um grupo escolar de relacionamento

Um grande exemplo disso é a “Grammar School at Leeds”, que começou como um grupo para os pais, ex-alunos e colegas na comunidade empresarial. Eles sediaram eventos e utilizaram o LinkedIn para manter conversações que vão criar uma rede para manter as pessoas informadas sobre o que está por vir e para obter ideias do que mais seria útil para a “comunidade”. De repente, a escola tornou-se uma fonte de negócios para a comunidade empresarial, que, obviamente, ajuda com marketing boca a boca a elevar o perfil da escola e reforçar sua marca.

7. Crie um grupo de pais para cada série

Os pais podem usar o grupo para obter informações como ajuda com a lição de casa e onde comprar uniforme escolar, até sobre para quais universidades enviar os filhos e como organizar eventos. Fale com os pais para descobrir quem já está no LinkedIn e pedir-lhes para gerenciar o grupo para você.