Destinado a professores e gestores educacionais interessados em melhorar o rendimento em sala de aula, a Fundação Leman em parceria com a Elos educacional está oferecendo gratuitamente o curso “Gestão da Sala de aula” a profissionais de todo o Brasil.
O objetivo é capacitar professores para lidar melhor com os desafios cotidianos oferecidos pelas escolas, garantindo uma cultura escolar mais engajada e ativa. O curso foi elaborado a partir dos princípios do livro “Aula Nota 10: 49 Técnicas para Ser um Professor Campeão de Audiência”, escrito pelo pesquisador norte-americano Doug Lemov e traduzido pela Fundação Lemann.
Com experiência de observação em mais de cinco mil salas com índices elevados de aprendizagem, o autor identificou e mapeou boas práticas em ensino, aprendizado, planejamento e avaliação, a serem estudadas e praticadas durante o curso.
A edição desse ano está sendo oferecida apenas a professores do ensino básico de redes públicas de educação, com inscrições abertas até 12/08, nesse link. As vagas, porém, são limitadas: a seleção é realizada através da análise de respostas no questionário de inscrição.
O início do curso acontece no dia 15 de agosto com término previsto para o dia 4 de dezembro. Com aproximadamente 54 horas de duração, ele é dividido em atividades onlines e práticas. Videoaulas, leituras, fóruns de discussões e exercícios pela plataforma moodle contemplam as atividades online.
As atividades práticas, por sua vez, acontecem na própria sala de aula dos docentes, com a realização de quatro planejamentos no modelo proposto pelo curso, e quatro filmagens de aulas que apliquem as técnicas estudadas. O curso contará ainda, com suporte de tutores que acompanharão as atividades realizadas oferecendo feedback.
Gestão da Sala de aula
Realização: Fundação Leman e Elos educacional
Início: 15 de agosto
Término: 4 de dezembro
Inscrições aqui até o dia 12 de agosto.
Américo é doutor em educação pela Johns Hopkins University. Pesquisador em educação, fundou a Escribo onde trabalha com as escolas para fortalecer o aprendizado das crianças.
Comentários