Network é uma rede colaborativa entre pessoas que possam se ajudar – pais que procuram outros pais mais experientes para pedir conselhos, pessoas que viajam muito trocando experiências sobre países e hotéis, morador que mudou de cidade e busca ajuda com vizinhos para conhecer melhor o local. Hoje em dia, temos a internet como a principal facilitadora do network entre empresas e pessoas – mas, como seres sociais e sociáveis, encontros ao vivo entre os humanos são muito mais elucidativos e fluem com mais facilidade para alguns. Mas, quando o assunto é network, o importante é saber que pessoas costumam gostar de conhecer outras quando compartilham os mesmos interesses.

As escolas podem ser o centro dessas redes – seja ao juntar pais e torná-los amigos ou fomentar debates acadêmicos entre professores, a escola pode ser o espaço para o network crescer e aparecer, além de encorajar e facilitar o acesso dos membros da comunidade local para participar de clubes e eventos. Como? O especialista em marketing para escolas Simon Hepburn sugere algumas dicas infalíveis:

1. Demonstre interesse na sua comunidade

Pergunte aos pais, alunos e professores o que eles gostam de fazer fora da escola. Quais os seus interesses? O que eles gostariam de aprender? Dessa forma, é possível organizar um evento para agregar pessoas, com temas como esportes ou música, além da possibilidade de criar clubes – como um clube do livro para os leitores mais ávidos trocarem experiências, por exemplo.

2. Torne sua escola um ponto de informações sobre grupos e negócios locais

Uma ação simples que pode agregar diversos grupos de pessoas é fazer da escola uma estação de informações da comunidade. Use a recepção da instituição de ensino para ajudar os grupos da área, permitindo que sejam levados para dentro da escola panfletos e pôsteres de divulgação dos grupos de interesses e negócios locais. Essa atitude também pode aparecer online, numa área do site reservada para a divulgação desse tipo de informação.

3. Conecte os pais

Muitas escolas costumam fazer reuniões de pais, onde eles podem se encontrar para dividir as experiências dos seus filhos na escola e discutir problemas. Esse tipo de reunião pode ser uma oportunidade para pais se conhecerem e trocarem experiências extra-familiares, como no campo dos esportes, das artes e até mesmo profissionais, criando contatos para a vida.

4.Ofereça a estrutura da escola para ajudar grupos já formados

As salas de aula vazias durante à noite e nos finais de semana podem servir de ponto de encontro para grupos e eventos locais e até mesmo exposições, assim como a quadra de esportes pode ser usada para campeonatos esportivos da região.

5. Troca de suporte

A medida que a escola ajudar grupos existentes ou ajudar à formar novos grupos de network, ela pode contar com a contribuição desses para divulgar mensagens positivas sobre sua escola e conquistar futuros pais de alunos para conhecer a instituição.

Como você utiliza sua escola para criar network entre as pessoas da rede escolar?