Eu tinha 30 anos e quase morri ao realizar meu sonho de criança. Tinha terminado o curso e comprado meu próprio teco-teco. Era vermelho e preto, com uns 15 anos de idade. Eu tinha aprendido a voar em outro ultraleve, e precisava me adaptar a forma de voar do meu. Fiz vários voos com Xavier, meu instrutor, e quando senti que já dominava a máquina, era a hora de voar solo (sozinho).

No manual dizia que se fosse voar solo, deveria instalar um peso de 20kg na cadeira do passageiro para ajustar o centro de gravidade. Comentei com Xavier e ele disse para não me preocupar. Fiz a checagem do avião, me prendi no cinto de segurança, senti aquele cheiro bom de gasolina de aviação, e dei partida. Fui levando com todo cuidado o Fox V5 para a pista. Naquele momento me lembrei de quando era criança.

Na minha escola, eu era o primeiro a escutar o som de uma aeronave se aproximando, e já dizia para meus amigos: “lá vem um…” e completava com o modelo, geralmente um 737, huey, esquilo, ou Xavante. Depois saíamos correndo para olhar e eu dizia “tá vendo, acertei!”. Acho que Sérgio e Pietro sabiam quando eu errava, mas não diziam, e assim eu continuava me achando o TOP GUN.

Fox V5 voando. Foto: Marco Gouveia

TOP GUN Maverick é um show para aviadores, mas também apresenta lições importantes para quem ensina crianças, jovens e adultos.

O Maverick, personagem principal, sempre foi um piloto genial e agressivo. Já perto do fim da carreira, ele recebe ordem para treinar um grupo de pilotos jovens para uma missão quase suicida. Vale a pena assistir. Aqui eu coloco alguns pontos que você poderá observar:

  1. Utilizando todas as informações disponíveis, o professor Maverick faz o planejamento da missão. Ele precisa que o objetivo seja atingido, e que todos os estudantes voltem sãos e salvos para casa.
  2. Logo na primeira aula, o “professor” lembra os estudantes que é preciso ir além da teoria, praticando muito o que se precisa aprender. 
  3. Ainda no primeiro dia eles decolam e o professor faz um diagnóstico das forças e fraquezas de cada estudante, para saber o que precisa ser estimulado.
  4. Depois começam a trabalhar em cada etapa da missão. O professor observa e mede o desempenho de cada um, dando feedback para que possam melhorar.
  5. Quando percebe que os estudantes estão muito competitivos, ao invés de trabalharem como um time, o professor leva o grupo para uma atividade esportiva e recreativa, estimulando laços de amizade.
  6. No momento em que o diretor e os próprios alunos duvidam de sua capacidade, dizendo que seria impossível fazer a missão com o planejamento criado pelo professor, o Maverick sobe no avião e tenta mostrar como cada etapa pode ser feita.
  7. Durante as atividades práticas, o professor cria situações para que os estudantes inseguros fortaleçam sua autoconfiança.
  8. O professor Maverick tem um senso de dever que é maior que ele, estando disposto a ir até o fim junto com os estudantes.

Espero que você sempre lembre desses ensinamentos do Maverick, pois eles podem ser aplicados nas nossas escolas. 

Ahh, e sobre o primeiro voo solo no Fox V5? Alinhei na pista e dei potência máxima no motor. O aviãozinho subiu como um foguete, afinal eu estava voando sozinho, e quanto menos peso, mais eles voam. E aí meus problemas começaram.

Logo percebi que o ângulo de subida estava muito grande, e comandei o manche para baixar um pouco o nariz. Para minha surpresa, o avião embicou para baixo. Não fazia sentido aquele movimento tão brusco. Puxei o manche suavemente para colocar o nariz do avião para cima, e ele imediatamente subiu com uma agressividade que eu nunca tinha visto. Algo estava errado. Eu ainda estava sobre a pista e tomei a decisão de voltar e pousar o mais rápido possível.

Hora subia demais e depois descia demais, mas consegui nivelar. Fiz a curva à direita para voltar e quando olhei para os instrumentos, já tinha atingido a velocidade estrutural. Exceder a velocidade máxima significa autodestruição (morte!). Reduzi o motor e mantive o olho na pista pensando em como faria a outra curva para o pouso. Quando olhei novamente para o velocímetro, a velocidade estava no mínimo (stall também é mortal). Dei + potência. Essa “briga” com o motor durou o voo todo. 

Qualquer rajada de vento me jogava para cima e para baixo, ainda bem que eu havia prendido direitinho o cinto de segurança. Pouco depois chegou a hora de fazer a curva e entrar na reta final. Ainda lutava para manter o ultraleve em voo controlado (cima/baixo, esquerda/direita, potência do motor).  Fiz uma aproximação de emergência, entrei pela diagonal, passei por cima da cabeceira da pista ainda muito rápido, mas consegui reduzir a velocidade mantendo um mínimo de controle do avião, depois ele tocou a pista e não quebrou-se. UFA!!

Fui lentamente com ele até a porta do hangar. Desliguei o motor. Agradeci a Deus por estar vivo. Não tinha entendido direito o que tinha acontecido, mas sabia que tinha tido muita, muita sorte. Guardei o ultraleve enquanto minhas mãos e pernas tremiam.  

Depois, com calma, pensando no que poderia ter acontecido, me lembrei do tal lastro de 20 kg. Liguei para o antigo dono do ultraleve e perguntei se ele voava com ou sem o lastro. A resposta de Marco foi bem clara: “Américo, é impossível voar sem o lastro. O avião ficará incontrolável, e mesmo que você consiga pilotar, se o motor parar, você estará morto pois irá estolar”. Contei o que tinha acontecido e disse a ele que jamais pisaria no avião sem o lastro. Depois disso, nunca + desobedeci o manual da aeronave e acho que por isso ainda estou aqui escrevendo essa história. 🙂

Abraço,

Americo