Criando Jogos com Base nas Melhores Evidências Científicas

Criando Jogos com Base nas Melhores Evidências Científicas

Autores

  • Americo N. Amorim Escribo Inovação para o Aprendizado https://orcid.org/0000-0002-7834-2057
  • Lieny Jeon Johns Hopkins University
  • Yolanda Abel Johns Hopkins University
  • Jairo Simião Dornelas Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

O texto relata a construção de um programa de jogos para ensino de consciência fonológica (CF). Uma revisão multidisciplinar identificou os fatores que afetam os estudantes que não alcançam o mínimo em leitura e escrita. Em seguida foi feito um diagnóstico nas escolas com procedimento padronizado para observar as aulas. Técnicas de triangulação foram usadas para aumentar a confiança dos dados que revelaram uma deficiência no ensino de CF. Uma nova revisão levantou estudos de ensino de CF, seus effect sizes, atividades e a sua dosagem. Com estes achados, foi utilizada a taxonomia de Bloom para definir os objetivos de aprendizado e os conteúdos dos jogos. Um experimento randomizado controlado com pré e pós-testes foi criado para avaliar a eficácia do programa no processo de leitura e escrita.

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Publicado

2020-08-27