Olimpíada de Leitura Escribo: uma competição nacional para escolas públicas e privadas orientada a avaliação diagnóstica de fluência leitora. Conheça!

Perguntas Frequentes

Saiba mais sobre a olimpíada e se tiver alguma dúvida, por favor nos avise.

 

Quem pode participar da Olimpíada de Leitura?

Podem participar da Olimpíada de Português alunos do 2º ao 5º Ano do Ensino Fundamental, tanto de escolas públicas quanto particulares.

Quais são as Categorias de competição?

As Categorias são definidas de acordo com o ano escolar dos estudantes. As Categorias da Olimpíada de Leitura são: Categoria A (2º Ano), Categoria B (3º Ano), Categoria C (4º Ano) e Categoria D (5º Ano).

Como as avaliações estão organizadas?

As avaliações serão realizadas a partir da leitura oral de um texto durante 90 segundos. Os textos serão diferentes para cada Categoria.

Há material de estudo no site?

Não. A Olimpíada tem como foco o diagnóstico da fluência leitora a partir das iniciativas usualmente trabalhadas pela escola. Contudo, outras iniciativas devem ser elaboradas para contribuir com escolas, professores, pais e responsáveis para que as crianças desenvolvam habilidades de leitura.

Quem desenvolve e seleciona os textos avaliativos da Olimpíada de Leitura?

Os textos são elaborados / selecionados por professores e pesquisadores da Língua Portuguesa. Todavia, depois disso, os textos são aprovados por um Comitê Científico, composto de especialistas em Leitura e na Língua Portuguesa. Os integrantes do Comitê Científico podem ser consultados neste site.

Como posso fazer a inscrição da minha escola?

A inscrição é feita exclusivamente por meio da escola. As escolas com mais de uma filial, com códigos MEC/INEP diferentes, deverão inscrever-se por código e não por rede. Não são permitidas inscrições de pessoas físicas, isto é, um estudante ou grupo de estudantes e/ou pais e familiares não podem fazer inscrição sem a intermediação das escolas. Para realizar a inscrição não é necessário fornecer a quantidade e os dados dos alunos que realizarão as provas.

Um estudante poderá participar da Olimpíada de Leitura se sua escola não estiver inscrita?

Para um aluno participar da Olimpíada de Leitura é necessário que sua escola esteja inscrita.

Por que se cobra taxa para participação na Olimpíada de Leitura? O que se fará com o dinheiro?

A cobrança de taxa de inscrição é indispensável para a manutenção da Olimpíada. Os valores da taxa foram calculados de modo a que se possa custear as despesas relativas ao uso de diferentes inteligências artificiais para a análise dos áudios, a manutenção do aplicativo e dos canais de comunicação, a divulgação e o trabalho de diversas pessoas, responsáveis pelas mais variadas tarefas necessárias para a realização da Olimpíada (organização, comunicação social, confecção de materiais, logística, elaboração das avaliações, etc.).

Escolas públicas também pagam taxa de inscrição?

Sim, pelos motivos listados na resposta à pergunta anterior é necessária a cobrança de taxa também das escolas públicas.

O valor da taxa pode ser pago apenas pela escola?

O pagamento deve ser feito por um representante da escola, pois é a escola que se inscreve na Olimpíada. Todavia, não há restrição quanto ao modo como é levantado o valor da inscrição – podendo haver, por exemplo, arrecadações internas colaborativas (vaquinhas) entre professores e/ou alunos.

Deve ser feita uma inscrição diferente para cada Categoria em que a escola participar?

Sim, a escola pode se inscrever em uma ou mais Categorias e deve pagar a taxa de inscrição referente a cada uma delas.

Quando serão realizadas as avaliações da Olimpíada de Leitura?

As avaliações poderão ser aplicadas entre os dias 05/09 e 18/10, cabendo a cada escola inscrita escolher o momento mais adequado.

Quem realiza a avaliação?

A aplicação da avaliação será realizada exclusivamente pela Escola de acordo as orientações expressas no Manual de Instruções encaminhado ao responsável pela Olimpíada designado pela escola

Que cuidados são necessários a avaliação?

A avaliação deverá ser realizada individualmente. E responsabilidade dos aplicadores da escola garantir que o espaço físico de aplicação das avaliações seja apropriado para tal. E importante que o local seja silencioso e que não haja interrupções de nenhuma natureza. Devem-se desligar telefones e equipamentos que possam gerar ruídos e prejudicar a qualidade dos áudios.

A própria escola se responsabilizará pela correção das avaliações?

Não, o aplicativo da Escribo faz uso de diferentes inteligências artificias para analisar o áudio da leitura realizada pelo estudante. Os dados coletados serão analisados com inteligência artificial para mensurar a velocidade e a precisão da leitura, e indicar os tipos de erros cometidos por cada estudante.

Como saber o resultado das avaliações?

As escolas receberão um relatório oficial de aprendizado de cada criança, turma e ano escolar após a avaliação final. A Escola terá acesso apenas aos resultados de seus próprios estudantes. O relatório individual poderá ser compartilhado com as famílias.

Será publicado um ranking de escolas?

As escolas receberão um relatório comparativo de performance, que irá permitir a comparação com outras instituições. A identidade das demais escolas não será revelada. Não haverá ranking de escolas.

Quais são os prêmios entregues pela Olimpíada aos estudantes?

Todos alunos que participarem da Olimpíada de Leitura receberão um certificado digital de participação. Os certificados serão disponibilizados às escolas.