Uso de Jogos do Escribo Play para Aprimorar a Consciência Fonológica, a Leitura e a Escrita na Educação Infantil
Palavras-chave:
alfabetização, educação infantil, leitura, tecnologia educacional, consciência fonológica, jogos pedagógicosResumo
O aumento do uso de smartphones e tablets criou um ambiente propício para novos programas educacionais baseados em dispositivos móveis, que buscam aumentar o aprendizado e o engajamento dos alunos na escola e em casa. Este estudo examina a eficácia do Escribo Play, um programa educacional baseado em jogos digitais que estimula a consciência fonológica, a leitura e a escrita de palavras dos estudantes da educação infantil. Um experimento randomizado controlado foi realizado com 749 alunos em 62 turmas de 17 escolas localizadas em cinco cidades. Procedimentos quantitativos pré e pós-teste usando instrumentos de diagnose padronizados foram empregados. Os resultados indicam que as turmas que usaram os 20 jogos por três meses avançaram 68% a mais em suas pontuações de leitura do que as turmas de controle (d = 0,40). Os estudantes também ganharam 48% a mais nas pontuações de escrita (d = 0,20). A análise multinível indicou que esses resultados foram estatisticamente significativos.