fbpx

Evidências científicas sobre o Escribo Play

Para saber mais sobre os impactos gerados pelo Escribo Play no aprendizado das crianças e na gestão das escolas, acesse nossos artigos científicos.

Ganhos de Aprendizagem nas Escolas Privadas

Menina escrevendo de lápis no caderno. Ao fundo, há um mapa-múndi.

O uso dos jogos da Escribo nas escolas privadas fortalece a aprendizagem de leitura das crianças em 68% e de escrita em 48%. O resultado foi identificado em um estudo com 749 crianças e 62 professoras de 17 escolas. Este experimento randomizado controlado foi o maior já realizado em escolas da educação infantil do Brasil. Os resultados foram publicados no periódico científico Educational Researcher, o mais lido por pesquisadores educacionais dos EUA. A pesquisa, apoiada pela Facepe e pelo CNPq, foi feita por pesquisadores da Johns Hopkins University, FPS e UFSC. Leia a matéria da Agência Bori ou o artigo científico.

% de ganho em leitura

% de ganho em Escrita

Escolas Atendidas

Crianças beneficiadas

Ganhos de Aprendizagem nas Escolas Públicas

O aplicativo Escribo Play também foi desenvolvido para fortalecer o aprendizado nas escolas públicas. Com ele as crianças desenvolvem as habilidades de linguagem e matemática desde a educação infantil. Um experimento com 351 crianças da educação infantil foi feito para avaliar o impacto do uso do Escribo Play nas redes municipais. As turmas que utilizaram o aplicativo cresceram 3,63 vezes mais em leitura e 2,78 vezes mais em escrita do que as crianças que não utilizaram.

Política Nacional de Alfabetização

avanço em leitura (5 anos)

avanço em escrita (5 anos)

Relatórios confiáveis e úteis para fortalecer o ensino e o aprendizado

Para avaliar a precisão e a utilidade dos relatórios de aprendizagem do Escribo Play, fizemos um experimento com 152 professores que ensinavam 1.795 alunos. Um total de 3.926 relatórios foram avaliados pela equipe de 16 escolas. As coordenadoras validaram 100% dos relatórios que as professoras receberam. 96% das professoras avaliaram que os relatórios eram úteis ou muito úteis. 92% das famílias os consideraram úteis ou muito úteis para dar apoio o crescimento das crianças. Estes resultados estão sendo avaliados por pesquisadores independentes para publicação em revista científica internacional.

professores participantes

alunos acompanhados

relatórios avaliados

escolas contempladas

Curso de Aprendizagem Online

A Escribo tem comprovado a excelência na elaboração de cursos e formações profissionais que atendam às necessidades de estudantes de licenciaturas, professores, coordenação e direção das escolas. No curso de Aprendizado Online, por exemplo, os participantes avançaram em 62% na autoconfiança para ensinar em ambientes online. Essa evidência foi descoberta em um estudo quasi-experimental controlado com pré e pós-teste, feito com um grupo de 283 professoras que participaram do curso.

% de evolução na autoconfiança

professoras avaliadas

Curso Reading Science

Outro curso com ampla adesão foi o Reading Science: como as melhores professoras do mundo alfabetizam suas crianças, lançado em novembro de 2020 e disponibilizado online assim como o curso de Aprendizagem Online. As participantes apresentaram 2,3x mais avanço no conhecimento dos temas abordados do que a média das formações baseadas em evidências. Para chegar a essa conclusão, avaliamos uma amostra de 630 professoras em pré e pós-testes com instrumento padronizado.

mais avanço no conhecimento

professoras avaliadas

Fomento à ciência

A Escribo busca sempre colaborar com experimentos e pesquisas nas áreas de educação, tecnologia e temas afins. Se você é pesquisador(a) ou estudante de mestrado ou doutorado e quiser propor um estudo envolvendo os jogos pedagógicos digitais do Escribo Play ou as produções acadêmicas da Escribo, entre em contato conosco.